• Entrar
  • Cadastrar
Como cultivar acerola em casa? Essa árvore frutífera pode ser plantada em um vaso!
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

A acerola é uma incrível árvore frutífera, muito fácil de ser plantada em casa. Veja o passo a passo!

Como cultivar acerola em casa? Essa árvore frutífera pode ser plantada em um vaso!

Acerola é uma excelente fruta para cultivar em casa! (Créditos: Shutterstock)

Já pensou em colher acerolas fresquinhas direto do pé, sem sair de casa? Pois é, dá pra ter essa delícia no quintal ou até na varanda! A aceroleira é uma árvore frutífera que se adapta super bem a vasos e espaços pequenos, além de ser resistente e fácil de cuidar. Se você quer aproveitar todas as vitaminas dessa frutinha poderosa e deixar o ambiente mais verde, vem conferir essas dicas pra cultivar acerola em casa!

Escolha do vaso

Opte por um vaso grande, com no mínimo 50 cm de profundidade e largura. A aceroleira precisa de espaço pras raízes crescerem bem. Certifique-se de que o vaso tenha furos no fundo pra garantir uma boa drenagem.

Prepare a drenagem

No fundo do vaso, coloque pedras, argila expandida ou cacos de telha. Isso evita que a água fique acumulada e apodreça as raízes. Por cima, adicione uma camada de areia grossa. Misture terra adubada, areia (pra ajudar na drenagem) e composto orgânico ou húmus de minhoca. A acerola gosta de um solo fértil e levemente ácido.

Plante a muda ou a semente

Se for muda, faça um buraco no centro, coloque a muda e cubra com a terra até firmar bem. Se for plantar sementes, plante a uns 2 cm de profundidade e aguarde a germinação, mas o processo com mudas é mais rápido.

Dicas para o cultivo de acerola

A aceroleira precisa de sol direto por pelo menos 4 a 6 horas por dia. Coloque o vaso em um local bem iluminado, como varandas ou quintais ensolarados. Mantenha a terra úmida, mas nunca encharcada. Regue de 2 a 3 vezes por semana, dependendo do clima. A cada 2 ou 3 meses, coloque adubo orgânico ou NPK (rico em fósforo e potássio). Isso ajuda a árvore a crescer forte e dar frutos. Faça podas leves para controlar o tamanho da planta e estimular novos ramos produtivos. Retire galhos secos ou doentes.

Veja mais

Comecei a tomar matcha todos os dias e senti muita diferença na balança e na energia: veja como usar
Do que são feitos os cubos de caldo concentrado e quais são seus principais riscos para a nossa saúde?

Temas relacionados