Bolos fresquinhos são deliciosos, né? Mas, se você mora sozinho ou faz bolo para vender, sabe que nem sempre é possível consumi-los dessa forma. O que fazer com o bolo, então? Desperdício está fora de cogitação! Há uma solução simples: congelar os bolos. Sim, leitores: é possível congelar a massa dos bolos sem perder o seu sabor e textura! Por isso, confira a seguir algumas dicas sobre como congelar bolos!
Fatias de bolo em uma geladeira
Como congelar bolos
Certifique-se de que o bolo está frio
Regra principal para congelar bolos! Seja um bolo que sobrou e você quer guardar para comer daqui uns dias ou um bolo que você acabou de fazer, é necessário que ele esteja completamente frio para que possa congelar uniformemente.
Embalagens em mãos: comece com o plástico-filme
Sabe aquele plástico-filme e papel-alumínio que você tem aí no seu armário? Eles serão muito úteis para garantir que seu bolo congele e mantenha sua massa fofinha e saborosa! Isso porque eles vão funcionar como uma barreira para impedir a entrada de umidade, que pode prejudicar a qualidade do seu bolo.
Para isso, comece embalando seu bolo com o plástico-filme. Mas procure embalar bem! Se necessário, dê várias voltas no bolo com o papel para garantir que ele estará bem embalado, sem nenhum ar.
Após envolver o bolo com o plástico-filme, embale-o com papel-alumínio, garantindo que ele fique totalmente coberto e bem embrulhado. Prontinho! Agora é só levar ao congelador e retirar quando for utilizar.
Bolos envolvidos em plástico-filme
Deixe descongelar naturalmente
Quando for utilizar o bolo congelado, retire-o do freezer e deixe descongelar em temperatura ambiente. Isso pode levar um tempinho, cerca de 40 minutos a 2 horas, se for um bolo muito grande. Mas garantimos: vale a pena!
E se você for um boleiro ou boleira que deseja adicionar uma cobertura ou recheio ao bolo, é só esperar que ele descongele por completo para aplicar o chantili, o chantininho, o buttercream ou o creme que desejar.
Fique de olho no prazo
Deixe o seu bolo congelado por muito tempo pode não ser muito bom — e sim, pode acabar estragando a massa do bolo que você tentou salvar por mais tempo, deixando-a ressecada e, inclusive, interferindo em seu sabor. Por isso, não dê bobeira, ok? Procure congelá-los por, no máximo, algumas semanas.
Motivos de sobra para congelar os bolos!
Congelar bolos pode ser uma mão na roda para quem vende bolos. Mas também pode ser uma boa ideia para garantir um lanchinho rápido e prático sempre à mão — que tal congelar cupcakes? — ou então guardar a massa para reaproveitá-la mais tarde em outras receitas.
Você pode reaproveitar o bolo em receitas como brigadeiro russo (substituindo o biscoito por farelos de bolo) ou até mesmo um delicioso pavê de bolo, por exemplo.
Fatia de bolo de chocolate embrulhada em papel-alumínio