As cores podem influenciar nosso apetite e comportamento alimentar de diversas maneiras. Elas não apenas interferem na nossa vontade - ou falta - de consumir determinados alimentos e bebidas, como também são capazes de aumentar a fome e, às vezes, até despertar um lado mais compulsivo em relação à comida.
Aliás, se você reparar bem, a maioria dos estabelecimentos usam cores como amarelo, laranja e vermelho na decoração, móveis e pintura das paredes. Isso porque essas cores estimulam a fome, fazendo com que os clientes fiquem com mais vontade de comer e, consequentemente, o local lucre mais. Portanto, se você tem algum empreendimento no ramo alimentício, saiba que as cores podem ser grandes aliadas no seu negócio.
As cores e suas influências no nosso apetite
- Vermelho
O vermelho é uma das cores que mais estimula o apetite. Ela é associada à excitação e ao aumento da energia, o que pode levar a um desejo maior por comida. Por isso, muitas marcas de fast-food e restaurantes usam essa cor na decoração e até na logo para atrair clientes e incentivar o consumo.
- Laranja
O laranja é uma cor vibrante que também pode aumentar o apetite. Ela combina a energia do vermelho com a alegria do amarelo, criando uma sensação de entusiasmo que estimula a vontade de comer. É a cor que mais desperta o lado compulsivo dos clientes.
- Amarelo
O amarelo é uma cor sempre associada ao otimismo e à alegria. Por isso, ela é muito usada em embalagens e pratos para fazer com que os alimentos pareçam mais atraentes e convidativos. A cor também deixa o ambiente mais divertido.
- Rosa
O rosa pode estar associado a doces e alimentos mais leves. Essa cor faz com que os alimentos pareçam mais apetitosos e atraentes, especialmente em sobremesas e outras guloseimas. Por isso, o rosa é tão comum em confeitarias e docerias. A cor também costuma ser indicada para estabelecimentos com uma proposta mais romântica.
Cores frias e neutras podem diminuir o apetite
Se as cores quentes estimulam o apetite e podem despertar um lado mais compulsivo, com as cores frias ocorre o exato oposto. O azul, por exemplo, é uma cor que traz sensação de serenidade e, em alguns casos, pode inibir a fome. Por isso, ele não costuma ser muito usado na decoração dos restaurantes, a não ser que seja um estabelecimento que sirva peixes e frutos do mar. O mesmo vale para as cores neutras, como branco, cinza, bege e creme.
Já o verde é frequentemente associado a vegetais e alimentos saudáveis. Sendo assim, usar a cor na decoração dos ambientes faz com que a comida seja percebida como nutritiva. O verde também é uma cor calmante e relaxante, o que pode levar a uma sensação de tranquilidade e, em alguns contextos, pode até reduzir o apetite.
Veja também:
O guia de uma nutricionista sobre 5 alimentos que devem ser cortados imediatamente da sua dieta (para sempre!)
Como emagrecer comendo de tudo? Nutricionista responde pergunta de milhões (com sugestão de cardápio para todas as refeições!)