• Entrar
  • Cadastrar
Acarajé ou abará? Esses bolinhos de feijão nordestinos não são iguais e o TudoGostoso revela as diferenças (com receitas!)

O acarajé e o abará são gostosuras da culinária baiana, mas eles não são iguais e o TudoGostoso explica ensinando a receita

Esses bolinhos baianos são parecidos, mas não são iguais (Créditos: TudoGostoso, Cleber Santana)

Um bolinho de feijão-fradinho com azeite de dendê vendido nas barraquinhas das baianas pelas ruas. Delícia, né? Mas estamos falando do acarajé ou do abará? Essas duas receitas são típicas da culinária baiana, mas tratam-se de dois pratos diferentes. Para não chegar na Bahia e pedir a receita com feijão-fradinho “errada” (ainda que as duas sejam deliciosas!), descubra no TudoGostoso as diferenças entre acarajé e abará e receitas para fazer em casa!

Qual a diferença entre acarajé e abará?

Tanto o acarajé quanto o abará são receitas de bolinhos à base de feijão-fradinho demolhado e triturado até formar uma pasta. Mas a receita da massa de cada um tem ligeiras variações. Normalmente a receita de acarajé tem uma massa mais simples, feita com feijão-fradinho, cebola, um pouco de azeite de dendê e às vezes outros temperos como sal e/ou alho. A receita de abará, por outro lado, é mais complexa nos sabores, e leva, além desses ingredientes, mais azeite de dendê e ainda gengibre e camarão.

Na hora de cozinhar os bolinhos, vem a segunda e maior diferença. Enquanto o acarajé é frito no azeite de dendê, o abará é embrulhado na folha de bananeira e cozido no vapor. Por causa disso o acarajé tem um sabor mais forte, enquanto o abará é mais suave no dendê (mesmo levando uma dose maior na massa).

Inclusive para quem quer mergulhar nessas delícias, uma boa sugestão é começar pelo abará como introdução aos sabores baianos das receitas com azeite de dendê. Ambos pratos podem (e devem!) ser recheados para complementar a experiência da típica comida baiana, normalmente com caruru e vatapá, com molho de pimenta ou vinagrete para completar.

Acarajé e abará são saudáveis?

O acarajé e o abará são feitos com ingredientes nutritivos que podem fornecer vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para a nossa saúde. O feijão-fradinho é uma leguminosa proteica rica também em ferro, zinco e outros minerais. A cebola e o alho podem ajudar a aumentar a imunidade e os benefícios do camarão incluem vitamina B12, selênio e fósforo. Até o azeite de dendê pode ser um mocinho fornecendo vitamina A nas quantidades certas.

Isso significa que o acarajé e o abará são saudáveis? Não exatamente. A composição da massa desses bolinhos, principalmente por causa do feijão, acaba sendo fonte de muitas calorias. A situação é ainda pior para o acarajé por ele ser frito por imersão no dendê. Com isso, uma porção de 100g de acarajé pode ter 230 calorias em média. O abará é ligeiramente mais leve, mas não está muito longe, com cerca de 170 calorias por porção dependendo da receita. Assim, acarajé e abará são alimentos hipercalóricos que você precisa ter cuidado ao comer demais.

Receitas de acarajé e abará para fazer em casa

Ficou salivando de vontade para comer um acarajé ou um abará? Aprenda como fazer essas duas receitas baianas em casa e prove as suas diferenças no paladar.

Acarajé

O acarajé só fica completo bem recheado (Créditos: TudoGostoso)

Para uma receita simples de acarajé, você vai precisar de 1 kg de feijão-fradinho, 4 cebolas, e sal e dendê a gosto. Bata o feijão seco para começar a quebrar, depois deixe de molho para soltar as cascas e então bata no liquidificador com os temperos até formar a massa. Bata a massa com uma colher para ficar macia, como se fosse o processo de fazer um pão. molde no tamanho desejado e frite no dendê até dourar. Corte em uma das laterais e recheie como quiser. Veja a receita de acarajé.

Abará

O abará é mais suave e macio (Créditos: TudoGostoso/Cleber Santana)

Para o abará, comece com a mesma quantidade de feijão e faça o processo de triturar e demolhar o feijão até o grão amaciar e ficar sem a casca. Bata o feijão com as 4 cebolas picadas, 500 g de camarão sem casca, 1 colher (chá) de gengibre até a massa tomar forma. Adicione 1/2 xícara de dendê e misture até homogeneizar. Cozinhe 12 folhas de bananeira, cortadas no tamanho para os bolinhos, até elas murcharem. Bote a massa no meio de uma folha de bananeira e enrole até fechar. Cozinhe no vapor por meia hora até cozinhar e sirva do jeito que preferir. Veja a receita de abará.

As receitas ligadas

Acarajé

Acarajé

Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile
(16 avaliações)
Abará

Abará

Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile
(5 avaliações)


Veja mais:

Quantos quilos tem o acarajé gigante que viralizou nas redes sociais? TudoGostoso te conta tudo sobre o quitute!
Comida nordestina: 31 receitas típicas de cuscuz, moqueca, caranguejo e outras delícias do Nordeste
Óleo de cozinha: aprenda a escolher o tipo certo para cada preparo

Temas relacionados