O sucesso de uma receita depende não apenas de bons ingredientes, mas também dos utensílios certos. A simples escolha do material da sua assadeira pode mudar a textura do seu bolo, cookie ou brownie. Formas de aço carbono, por exemplo, oferecem um resultado diferente nos pratos em comparação com as de alumínio, que são mais populares e fáceis de encontrar. Vamos explicar a seguir a diferença entre elas e te ajudar a escolher a melhor para cada situação na cozinha!
A forma de aço carbono deixa alimentos com bordas mais crocantes e fundo mais dourado
Diferença entre formas de aço carbono e alumínio
Em primeiro lugar, é importante dizer que os dois materiais são de ótima qualidade e conduzem muito bem o calor nas altas temperaturas do forno. A diferença está nos detalhes!
As assadeiras de aço carbono demoram mais tempo para aquecer e esfriar e armazenam mais calor. Já as formas de alumínio esquentam mais rápido, mas também perdem calor mais rapidamente. Essas características mudam alguns aspectos na aparência dos alimentos. Eles podem ficar mais dourados e crocantes dependendo da sua escolha.
Vale ressaltar que também há assadeiras de alumínio com revestimento antiaderente e até com coloração preta. Por isso, fique bastante atento na descrição e aparência do produto na hora de escolher. O alumínio com fundo antiaderente costuma ser mais fosco e acinzentado do que o aço carbono, mais brilhante.
Forma de aço carbono deixa bolo com bordas levende caramelizadas
Quando usar forma de aço carbono ou alumínio
As opções de utensílios são tantas que muitas vezes nem paramos para pensar que há explicações técnicas para cada tipo. De forma geral, alimentos assados em formas de aço carbono tendem a ficar com bordas mais crocantes e com fundo mais dourado em comparação com formas de alumínio. Isso acontece porque as massas selam mais rápido na assadeira de aço e o alumínio, como esfria num tempo mais curto, impede que as bordas da receita queimem enquanto ela esfria fora do forno.
Para bolos mais dourados e com a parte externa levemente caramelizada, escolha as assadeiras de aço. O mesmo vale se quiser cookies e brownies mais crocantes na borda. Para sobremesas que precisam ficar mais claras e homogêneas e quando o cozimento precisa ser interrompido logo, o melhor é optar pelas formas de alumínio.
Formas de vidro, silicone e cerâmica
Após aprender mais detalhes sobre as formas de aço carbono e alumínio, você deve estar se perguntando para que servem assadeiras de outros materiais como vidro, cerâmica e silicone.
As formas de vidro são ótimas para receitas salgadas. O material transparente faz as bordas assarem bem rápido, criando uma crostinha perfeita para lasanhas e fricassê.
No caso das formas de silicone, o ideal é usar com outro utensílio por baixo para dar mais sustentação no forno. A tarefa de desinformar é mais fácil, mas é importante destacar que elas não permitem uma aparência mais dourada na receita.
Por fim, os utensílios de cerâmica também distribuem o calor uniformemente e deixam os pratos mais dourados em comparação com o vidro. O calor não se perde rapidamente após sair do forno e os alimentos ficam mais tempo aquecidos até serem servidos.
Veja mais
Pão não é vilão da dieta! Nutri explica como comer sem culpa e alerta: ‘Terrorismo nutricional’
Tem que preaquecer a airfryer? Entenda se esse passo é realmente necessário para a sua receita