Quando pensamos em criação de aves, a primeira coisa que vem à mente é a imagem de uma granja ou curral. Mas você sabia que houve um tempo em que os galos e as galinhas viviam soltos na floresta? Hoje em dia, esse estilo de criação parece impossível, principalmente porque consegue acompanhar a crescente demanda por carne e ovos no mercado. No entanto, um fazendeiro italiano vai contra esse padrão ao permitir que suas galinhas vivam soltas naquele que era o seu habitat original: a floresta.
Conheça mais sobre a história das galinhas livres e como criar aves com mais liberdade influencia na qualidade dos seus ovos.
Fazendeiro italiano acredita que criar galinhas livres resulta em ovos mais saborosos
Massimo Rapella é um criador de galinhas que mora na cidade de Sandrio, no norte da Itália. Há alguns anos, ele e sua esposa criam juntos mais de 2.000 galinhas em uma área de floresta alpina intocada. Tudo começou em 2008, quando sua família passou por uma crise financeira e decidiu se mudar para a região de Valtellina, um vale montanhoso que fica próximo à fronteira com a Suíça.
Nesse espaço de 2 hectares de floresta ele cria suas galinhas em um esquema de semi-liberdade. Ficam totalmente soltas durante o dia e à noite são trancadas no galinheiro para evitar o ataque de predadores.
Hoje em dia, a empresa de Rapella, Uovo di Selva (ovo da floresta), é conhecida pelo estilo de criação inovador. Segundo o produtor, suas galinhas não põem ovos todos os dias, mas ainda é possível recolher cerca de 1.300 ovos diariamente. Os ovos são encontrados em ninhos naturais feitos pelos próprios animais com matéria prima da floresta.
Criar aves soltas faz com que elas produzam ovos mais saborosos
Rapella explica que criar suas galinhas galinhas tem efeitos muito positivos na saúde dos animais. A liberdade permite que elas tenham uma alimentação natural feita à base de folhas, nozes, minhocas e insetos. Esse detalhe faz toda a diferença no resultado final, pois as aves ficam vigorosas e, consequentemente põem ovos mais saborosos, o que torna sua produção especial.
Os ovos produzidos pela sua empresa são vendidos para moradores locais e outros 40 restaurantes nas províncias de Sondrio e A milanesa. A qualidade dos ovos das galinhas livres de Rapella é reconhecida por todos que consomem o alimento. A gema tem um sabor intenso e uma cor mais escura. Já a clara tem um teor de proteína maior por conta da dieta das aves (elas se alimentam, principalmente, de insetos). Além disso, um ovo batido das suas galinhas atinge três vezes o volume de um ovo convencional.
Quanto mais feliz a galinha está, menos ovo ela produz
Massimo Rapella afirma que a produção de ovos da sua empresa varia de acordo com a época e o humor da ave. Quanto mais felizes elas estão, menos ovos elas produzem. No entanto, isso não é um problema para o fazendeiro, pois ele só vende para moradores e restaurantes locais. Embora tenha recebido diversas propostas para replicar sua granja florestal em outro lugar, ele nunca aceitou. Para Rapella, o sucesso de seu empreendimento está intimamente ligado à terra em que ele existe. “Nunca seria o mesmo em qualquer outro lugar", conclui.
Veja também:
Frango e galinha não são a mesma coisa! Saiba a diferença entre os dois para não errar mais
O que acontece se comer ovo todo dia? É assim que o corpo reage quando você ingere o alimento com frequência