O nome é diferente e engraçado, mas a gente jura que a pereveca é uma receita deliciosa e fácil de ser feita. Muito tradicional no sudeste do Brasil, o pão de origem alemã pode ser consumido na hora do lanche ou do café da manhã. Ficou curioso para saber mais sobre o que é e como fazer a pereveca? Confira com a gente as dicas, os ingredientes e o modo de preparo desse prato curioso e cheio de sabor.
Você já provou a pereveca? Confira o que é e como fazer essa receita diferente e supergostosa
Descubra o que é pereveca e como fazer aí na sua casa
Qual a origem da pereveca?
Então, a receita foi trazida há mais de 100 anos para o Brasil pelos imigrantes alemães. Ela se fixou, principalmente, no norte do Espírito Santo. Lá virou tradição nas mesas capixabas e também sofreu algumas alterações - como a maior parte das receitas herdadas do período da colonização.
Por que esse nome?
A palavra que parece um tanto estranha e engraçada para a gente, vem do alemão (assim como a própria receita). É que pereveca, vem de piraveca, que vem do som parecido da palavra birewegge. Birewegge, consequentemente, quer dizer pão de pera, na tradução alemão - português. Um nome bem literal, já que a receita original gringa é um pão macio recheado com pera.
O que de fato é a receita de pereveca?
E chegamos ao momento tão esperado, que vamos te explicar o que de fato é essa receita chamada de pereveca. A pereveca original, da alemanha, é um pão, como se fosse um rocambole, feito com dois ingredientes principais, pera e rum. Já a pereveca do Brasil, também é uma massinha macia e recheada, como um rocambole ou bolo de rolo, mas os ingredientes originais foram substituídos por banana e cachaça. O pãozinho alemão pode até ser encontrado em outra combinações além dessa, como banana e amendoim, mas a mais tradicional é a de banana e cachaça mesmo.
Como fazer pereveca?
E agora que você já sabe o que é a pereveca, que tal fazer essa receita aí na sua casa? O pão é fácil de ser preparado e fica uma delícia! Confira os ingredientes e o modo de preparo e surpreenda seus convidados com esse lanche diferente e original.
Ingredientes
Recheio
- 250 g de amendoim
- 500g de banana
- 1 colher (chá) de canela
- 1 colher (chá) de noz-moscada
- 1/2 xícara de cachaça
Massa
- 200 ml de água morna
- 1 pitada de sal
- 200 ml de leite morno
- 100 ml de óleo
- 100 g de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
- 1 kg de farinha de trigo (até dar o ponto)
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque todos os ingredientes do recheio e misture bem. Reserve. Em outro recipiente, vá adicionando os ingredientes da massa, deixando a farinha por último. Junte a farinha as poucos, colocando devagar até a massa tomar forma. Ela tem que ficar lisa e se desprender fácil das mãos. Sove por alguns minutos e abra a massa em 2 ou mais porções. Recheie a massa com cuidado, sem colocar muito recheio e feche como um rocambole, enrolando tudo. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e cubra com um pano por 1 hora. Depois leve ao forno de 30 a 40 minutos a 180° C, ou até dourar.
Veja mais: