• Entrar
  • Cadastrar
Veja como o seu jantar especial pode fazer toda a diferença para o meio ambiente

Descubra como escolher o restaurante sustentável ideal e viaje rumo a um role gastronômico delicioso

Você pensou tirar um tempinho para comer fora e é hora de decidir onde vai aproveitar esse momento. É comum considerar o cardápio, a localização e até se o restaurante tem aquele espaço instagramável. Mas que tal ir atrás de um cantinho que deixe seu paladar e o planeta felizes? Afinal, a preocupação com o meio ambiente também é um guia para nossas escolhas.

A Toyota está junto com a gente na missão de ser o motor desse propósito e criou a campanha Tudo Que Te Move, um desafio para criarmos um mundo melhor e mais sustentável. E mobilidade tem tudo a ver com a liberdade de ir em direção a momentos deliciosos. Veja aqui no TudoGostoso como fazer uma escolha saborosa e amiga do meio ambiente. E tem surpresa no final, hein!

Desvendando a Gastronomia Sustentável

 

Saiba como escolher o restaurante ideal para um jantar delicioso para você e para o meio ambiente (Foto: Instagram/Restaurante Purana)

Indo muito além do sabor da comida, a gastronomia sustentável inclui também iniciativas de conscientização e preservação. O termo é novo, mas nada mais é que o nome usado para as técnicas e hábitos que fazem a culinária ser mais responsável, diminuindo os impactos socioambientais.

E se engana quem acha que para ser amigo do meio ambiente um restaurante se limita a pratos como saladas e sucos naturais. Imagine um belo risoto de limão com uma carne bem suculenta. Ou um sorvete de morango para a sobremesa. Basta escolher o que você mais gosta e colocar o pé no acelerador para aproveitar a noite.

Pontos a considerar na hora de escolher o restaurante ideal

Parece complicado? Calma que a gente explica direitinho tudo o que você precisa ficar de olho na hora de decidir onde será o seu jantar.

Pratos sazonais feitos com ingredientes frescos: uma ótima pedida para se surpreender com sabores deliciosos e estar em harmonia com o meio ambiente (Foto: Instagram/Restaurante Purana)

A origem dos ingredientes usados nos pratos

Você pode optar por aqueles que usam ingredientes de produtores locais e sazonais da estação. Além da garantia de estarem frescos - e muito mais gostosos! - e ajudar na economia local, também reduz a emissão de poluentes do transporte desses alimentos. Você também tem o plus de experimentar um menu novo e surpreendente a cada período.

Zero desperdício!

A gente aposta que você odeia desperdício em casa. Então por que não frequentar restaurantes que reduzem a quantidade de lixo desperdiçados? Estratégias como reciclagem, aproveitamento de talos e cascas nos pratos e doações de excedentes para instituições são sinais de que eles não só amam a comida, mas também o meio ambiente e têm responsabilidade social.

Hortinha no quintal…do restaurante

Um belo prato com alimentos fresquinhos é tudo de bom! Um jeito de garantir que seu pedido virá para a mesa com tudo muito delicioso é observar se o restaurante possui sua própria horta. Os ingredientes podem ser usados como protagonistas, em acompanhamentos ou servir como tempero. Além de dar mais sabor, diminui muito o impacto ambiental e pode reduzir os custos.

Selo de certificação verde

Depois de observar alguns aspectos, uma ótima maneira de saber se realmente as iniciativas estão sendo cumpridas e reconhecidas é verificar se o local escolhido tem algum selo de sustentabilidade, conhecido como certificação verde. Essa é a confiança de que você estará curtindo um momento especial com muita responsabilidade.

Deixe a sustentabilidade te mover

Depois de saber tudo que precisa para decidir onde será seu jantar, chegou a hora de chamar quem você ama e seguir para esse rolê gastronômico delicioso. E se você está mesmo a fim de ir atrás de sabores sustentáveis, o compromisso é fazer isso com todas as escolhas do dia a dia.

Com o compromisso de tornar o mundo mais verde, Toyota conta com iniciativas que reduzem os impactos socioambientais, como a neutralização da emissão de carbono em toda a produção dos seus veículos. Além do controle do uso da água, responsabilidade com a reciclagem e conservação de florestas pelo planeta.

Desafio Toyota: sustentabilidade que te move (Foto: Toyota/Site)

TudoGostoso e Toyota rumo a um Role Sustentável

Para ajudar ainda mais, a parceria TudoGostoso e Toyota está preparando uma surpresa em um restaurante que respira sustentabilidade, que você vai adorar visitar. Vamos descobrir pratos incríveis de um lugar que ama o planeta. Acompanhe nossas redes para não perder nenhum detalhe desse "Role Sustentável", que promete ser tão delicioso quanto cada garfada!

Temas relacionados