• Entrar
  • Cadastrar
'Um puxão de orelha': chef famosa aponta ERRO GRAVE de Davi ao fazer bolo na cozinha do BBB 24
J
Por  Joanna

Chef Campeã do MasterChef Brasil aponta erros do participante ao utilizar pedaços de frutas como decoração de bolo. 

'Um puxão de orelha': chef famosa aponta ERRO GRAVE de Davi ao fazer bolo na cozinha do BBB 24

Bolo de abacaxi feito por Davi no BBB24 foi pauta de discussão no programa e nas redes sociais. (créditos: Reprodução/TV Globo; Instagram @izabel_alvares)

Quem acompanha o BBB24 já percebeu que o participante Davi adora cozinhar. Desde os primeiros dias, o brother mostrou ser um cozinheiro de mão cheia. Porém, nos últimos dias, seus hábitos culinários têm dado o que falar, tanto na casa quanto nas redes sociais. Na semana passada, por exemplo, ele protagonizou uma polêmica gastronômica ao lavar frango na pia. Recentemente, um bolo de abacaxi feito pelo baiano também foi alvo de críticas dos outros participantes do programa, que reclamaram do excesso de frutas utilizadas na decoração.

Tretas internas à parte, o bolo de abacaxi do Davi deixou muitos telespectadores com água na boca. Mas a decoração com frutas não passou despercebida pela chef de cozinha Izabel Alvares, que chamou atenção para um pequeno detalhe. O TudoGostoso separou os principais pontos da profissional sobre o assunto e os cuidados necessários ao utilizar pedaços de fruta para decorar suas receitas. Confira!

Chef de cozinha indica sempre usar fruta frescas e inteiras para decorar bolos

Segundo Izabel Alvares, o maior erro de Davi no preparo do bolo foi utilizar pedaços de manga na decoração. Pode parecer besteira, mas esse detalhe faz toda a diferença no aspecto visual das receitas. Ao cortar uma fruta, você faz com que ela tenha mais contato com o oxigênio, fazendo com que elas amadureçam mais rápido e acabem escurecendo. Isso acontece porque as enzimas do alimento reagem com o ar, gerando uma cor mais escura. O gosto não muda e a fruta não estraga. Entretanto, ela perde textura e ficam com um aspecto nada atraente.

Para evitar que isso aconteça, a chef orienta sempre optar por frutas inteiras para decorar os bolos. Inclusive, se você reparar bem, a maioria dos confeiteiros usam apenas frutas pequenas para personalizar as suas receitas. As mais comuns são morangos, framboesas, cerejas, uva e amora. Usar frutas cortadas no topping dos bolos também aumenta os riscos de contaminação e reduz o tempo de validade do ingrediente.

Por fim, escolha sempre frutas frescas e de boa qualidade. As maduras ficam moles e escurecem rapidamente, mesmo quando são utilizadas inteiras. Aliás, a regra não vale apenas para decoração, mas também para preparo de recheios e massas.

Truques para não deixar que as frutas cortadas escureçam

Existem algumas maneiras de retardar o amadurecimento das frutas mesmo depois de cortadas. Um dos truques mais práticos é usar suco de limão. As propriedades do ácido ascórbico, popularmente conhecido como vitamina C, protegem a fruta da exposição do ar e evitam que as manchas escuras apareçam. Você não precisa utilizar muito, só umas gotinhas já são o suficiente para impedir a oxidação por um tempo. Porém, o resultado é mais efetivo em polpas claras, como maçã, banana, manga, melão, entre outras.

Além do limão, você também pode utilizar o suco de outras frutas cítricas como abacaxi e laranja. Outro ingrediente interessante para evitar o escurecimento das frutas cortadas é o vinagre. Para evitar que o produto interfira no gosto da fruta, a dica é utilizá-lo diluído em água. Depois de preparar a solução, basta borrifar um pouco por cima das frutas.

Veja também:

Como conservar frutas e vegetais por mais tempo: confira 4 truques
Fruta madura demais: como aproveitar na cozinha
Como fazer frutas amadurecerem mais rápido: confira

Temas relacionados