• Entrar
  • Cadastrar
Tupperware pede falência: como a icônica marca de potinhos de plástico entrou em colapso e luta para sobreviver

Sinônimo de potes de plástico, a estadunidense Tupperware acumula uma dívida de US$700 milhões

Tupperware pede falência: como a icônica marca de potinhos de plástico entrou em colapso e luta para sobreviver

Entenda por que a marca de potes Tupperware pediu falência (Créditos: Getty Images)

Há muitos anos, a marca Tupperware se tornou sinônimo de potes de plástico, e até hoje é utilizada por brasileiros de todas as idades. Apesar disso, Tupperware entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos na última quarta-feira (18). Em decorrência disso, as ações da empresa despencaram em mais de 50% na Bolsa de Valores de Nova York.

A marca ainda é bastante relevante no mercado brasileiro, além de estar presente em cerca de 70 países pelo mundo, o que levanta a dúvida: por que a Tupperware declarou falência? E a resposta é mais simples do que você imagina, mas, para entender, é preciso explicar um pouquinho sobre a história da marca.

Como a Tupperware surgiu?

A Tupperware foi criada em 1946 pelo químico estadunidense Earl Tupper, que também patenteou a tecnologia hermética em potes. Logo, os potinhos de plástico começaram a ser vendidos em lojas americanas, mas a verdadeira virada de jogo para a marca se estabelecer no mercado aconteceu durante uma mudança nas vendas.

A nova estratégia consistia em que vendedores, maioria mulheres, oferecessem produtos da Tupperware aos consumidores em suas casas, durante eventos que ficaram famosos como “Festas Tupperware”, que contavam com demonstrações práticas de uso dos itens. Logo, a marca virou um verdadeiro sucesso e começou a expandir para diversos países.

Por que a Tupperware declarou falência?

A estratégia de venda adotada pela marca persistiu durante anos: os vendedores levavam os produtos aos consumidores e, em troca, ficavam com uma parcela dos lucros. É um método de revenda bastante utilizado no Brasil, principalmente com revistas de cosméticos. Com a evolução tecnológica, a Tupperware também passou a vender os icônicos potes de plástico no site e, mais recentemente, passou a comercializar também em lojas de departamento a fim de atingir um público mais jovem.

Contudo, as estratégias da Tupperware não foram o suficiente para manter a marca, que vinha sofrendo o alto preço das matérias-primas e com as mudanças no comportamento dos consumidores, principalmente da geração mais nova, que busca alternativas mais sustentáveis do que o plástico para o armazenamento de comida em casa.

Tudo isso fez com que a marca acumulasse uma dívida de US$700 milhões que não conseguiu ser paga mesmo após os credores alterarem os termos dos empréstimos. O pedido de falência é uma estratégia da empresa para proteger a marca durante o processo de venda.

Em comunicado oficial, a CEO da Tupperware, Laurie Ann Goldman, informou: "Nos últimos anos, a posição financeira da empresa foi severamente impactada pelo ambiente macroeconômico. Como resultado, exploramos inúmeras opções estratégicas e determinamos que esse é o melhor caminho a seguir. Esse processo visa nos fornecer flexibilidade essencial à medida que buscamos alternativas estratégicas para apoiar nossa transformação em uma empresa digital".

A Tupperware vai sair do Brasil?

No Brasil, o cenário de vendas é diferente. Em uma publicação postada nas redes sociais em abril de 2023, CEO brasileira Paola Kiwi deixou claro que o mercado brasileiro da Tupperware é o maior do mundo e que ia bem, afirmando ainda que “nós temos o melhor plano de negócios”. Ela também disse que os produtos vendidos no país são todos produzidos localmente.

No entanto, a Tupperware ainda não divulgou nenhuma nota sobre as operações internacionais após o pedido de falência da matriz americana. Por enquanto, ainda é possível encontrar potes Tupperware à venda no Brasil no site oficial, assim como em lojas e consultores parceiros.

Veja mais:

Quais alimentos NÃO armazenar em potes de plástico? Confira dicas para não errar!

Temas relacionados