Você já ouviu falar em torta basca? É um doce cremoso que vai conquistar os amantes de queijo! A sobremesa é tradicional no País Basco, comunidade autônoma na Espanha, e chegou a ser listada pelo jornal New York Times como tendência gastronômica para o ano de 2021. A receita de referência é preparada desde os anos 1990 no restaurante La Viña de San Sebastián, na província de Guipúscoa, mas já existem novas versões em todo o mundo.
A torta basca também lembra a famosa cheesecake, mas com diferenças no sabor e textura. Ficou curioso para experimentar? Pois saiba que essa é uma sobremesa muito fácil de fazer em casa. Basta misturar cinco ingredientes e depois assar. Confira o passo a passo!
Torta basca é um doce delicioso que vai surpreender os amantes de queijo. Confira a receita!
Receita de torta basca
Ingredientes
500 g de queijo cremoso tipo philadelphia
200 g de açúcar
4 ovos
1 colher de farinha de trigo
250 ml de creme de leite fresco ou nata
Modo de preparo
A primeira etapa dessa receita é forrar uma forma de fundo removível com papel manteiga. O ideal é que ela tenha cerca de 20 cm de diâmetro para comportar bem a massa. O papel deve passar das bordas para evitar qualquer sujeira já que ela vai crescer. Vale umedecer levemente o fundo da assadeira para a folha não se soltar.
Agora é hora de começar a preparar o doce! Misture o queijo cremoso, o açúcar e os ovos em um recipiente até que garantir uma textura homogênea. O ideal é que todos esses itens estejam em temperatura ambiente para facilitar a liga. Agora é só colocar a farinha e incorporar o creme de leite.
É importante que o creme de leite seja fresco por conta dos 35% de percentual de gordura. Isso garante mais cremosidade e uniformidade na massa da torta basca.
Para finalizar, transfira a massa para o forno preaquecido a 200°C por 40 minutos. Depois desse tempo, ao espetar a sobremesa com um palito, ela deve estar cremosa, não líquida. Se o topo da torta ficar muito dourado logo no início do tempo no forno, cubra a assadeira com papel-alumínio para terminar o preparo sem queimar. Após retirar do forno, o ideal é deixar a massa esfriar e descansar por cinco horas antes de servir. A torta basca não costuma ter muitos acompanhamentos, mas nada impede que você sirva com geleia, calda de frutas ou até sorvete.
Qual a diferença entre torta basca e cheesecake?
A torta basca é menos doce do que a tradicional cheesecake americana, que também é mais cremosa. Na recita europeia não há necessidade do cozimento em banho-maria que evita o cozimento mais intenso da massa. A basca também não tem a base de biscoito triturado que dá firmeza para o corte das fatias.
Veja mais
Bolinha de churros recheada com doce de leite é só sucesso e vai deixar todo mundo querendo mais!
Pão de mel no micro-ondas é perfeito para matar a vontade daquele docinho sem muito trabalho