Para cozinhar, é preciso ter muito amor e também um pouco de técnica, mesmo no preparo de receitas caseiras. Entre as técnicas culinárias mais simples estão os cortes de vegetais: cada um deles dão um visual e textura diferentes aos pratos e também podem modificar o seu sabor. Se você gosta de se aventurar na cozinha e quer aprender mais, confira a seguir 12 tipos de cortes para legumes e verduras para você usar nas suas receitas:
Aprenda a fazer 12 tipos de cortes para legumes e verduras
12 tipos de cortes para legumes e verduras
Paysanne
São os cortes mais irregulares que podem ter diversos formatos: losangos, cubos, redondos ou ovais. Normalmente tem até 2 cm de cada lado.
Vichy
São cortes arrendondados e finos: as fatias devem ter no máximo 2 mm de espessura. Geralmente fazemos em cenouras ou legumes mais alongados.
Corte julienne
Julienne
Esse é um dos cortes mais versáteis na gastronomia. São feitas tiras de 3 mm de espessura e até 5 cm de comprimento, formando tiras longas e finas. Os legumes cortados dessa maneira podem ser usados para enfeitar pratos.
Mirepoix
Com esse corte, os vegetais ficam em formato de pequenos cubos (bem pequenos mesmo!). Deve ter no máximo 8 mm de cada lado e pode ser usado em diversas receitas (principalmente complementos de molhos).
Parmentier
Famoso por ser usado em queijos, o corte parmentier também deixa seus legumes com o formato de cubos com até 12 mm de cada lado. Usado para guarnições de muitos pratos.
Corte batton
Batton
Também conhecido como corte em palitos: o famoso formato das batatas fritas! Os cortes são feitos para que o legume fique com 1,5 cm e até 7 cm de comprimento.
Jardiniére
Conhecido como jardineira, é um corte retangular que deixa o ingrediente em formato de bastões (quadrados ou retangulares). Suas medidas variam, mas normalmente possuem até 6 mm de lado e 2 cm de comprimento.
Tourné
Tem esse nome pois os legumes são "torneados", cortados parecendo um barril. Sua forma é mais grossa, alongada e suas pontas quadradas. É um corte bem versátil e tem mais de 5 tipos de tamanho.
Corte demidov
Demidov
É um corte feito especificamente em uma máquina própria, como uma mandolina. Assim o legume fica cheio de ondulações: as famosas batatas onduladas!
Olivette
Normalmente feito em batatas, esse corte deixa os legumes em forma de azeitona (pequenas bolinhas). Tem até 3 cm de comprimento e são muito usados para guarnições de carnes e frangos.
Corte chiffonade
Chiffonade
Essa técnica consiste em cortar em tiras bem finas. Normalmente usada em folhas de couve, espinafre ou manjericão, o corte em chiffonade é um clássico na cozinha.
Chips
Também muito usado em batatas, esse corte redondo e fino tem até 2 mm de espessura (se forem mais grossos se tornam portuguesa).