• Entrar
  • Cadastrar
Revelando SP está de volta à São José dos Campos após sete anos com muita diversidade cultural, gastronomia, artesanato e mais!

Maior festival de cultura tradicional paulista, o Revelando SP terá duas edições em 2023 e a primeira ocorrerá neste mês de outubro em São José dos Campos com mais de 130 municípios.

Considerado o maior festival de cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP está de volta e terá duas edições em 2023. As inscrições para participar do evento já estão abertas e a programação terá diversas atividades. O TudoGostoso reuniu todos os detalhes para você não perder a oportunidade de participar deste projeto, que visa valorizar a cultura tradicional paulista.

O Revelando SP é um festival em que os municípios do Estado de São Paulo representam as suas tradições culturais. Na ocasião, são apresentadas várias atividades, como artesanato, culinária e manifestações populares da cultura paulista. Quer saber o que terá de novidade na programação deste ano? Veja a seguir todos os detalhes!

Revelando SP 2023: veja datas e locais

Após sete anos, o festival Revelando SP está de volta a São José dos Campos, município do interior do Estado, a cerca de 86 km da capital.

O evento será realizado no Parque Roberto Burle Marx, também conhecido por Parque da Cidade, entre os dias 26 e 29 de outubro. A entrada é gratuita e a organização já divulgou que serão mais de 160 participantes nesta primeira edição deste ano.

Isso porque, em 2023, o Revelando SP será realizado em duas edições. Além de São José dos Campos, também haverá uma 2ª edição no município de São Paulo, em novembro. Este segundo festival já tem data confirmada e será de 6 a 19 de novembro, no Parque da Água Branca.

Revelando SP é organizado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte desde 2017 e já acumula mais de 50 edições. (Foto: Divulgação/Associação Paulista dos Amigos da Arte)

Revelando SP de São José dos Campos terá shows e mais de 130 municípios presentes

A primeira edição do Revelando SP deste ano será em São José dos Campos e já tem a sua programação confirmada. O festival, que ocorrerá no Parque da Cidade, contará com 162 participantes, sendo:

- 65 de artesanato

- 49 de culinária

- 48 de manifestações culturais

Esses participantes, de acordo com a organização, representam 131 municípios do estado. O evento promete reunir uma amostra do que há de melhor das tradições paulistas, com uma grande diversidade e riqueza cultural que cada região tem.

O Parque da Cidade está localizado na Avenida Olivo Gomes, 100, em Santana. A entrada é totalmente gratuita.

Shows confirmados

As atrações musicais que estarão presentes na edição do Revelando SP de São José dos Campos já estão confirmadas. Serão diversos cantores que se apresentarão entre os quatro dias do festival.

26 de outubro (quinta-feira)

Almir Sater - 19h30

27 de outubro (sexta-feira)

Marcelo Jeneci - 19h30

28 de outubro (sábado)

As Marcianas - 16h

Fernanda Costa - 19h30

29 de outubro (domingo)

Orquestra Joseense - 11h

Renato Teixeira - 18h

Culinária

A Prefeitura de São José dos Campos e a Associação Paulista dos Amigos da Arte divulgaram que o festival deverá oferecer uma infinidade de quitutes.

Entre as opções de pratos, estão linguiça, peixe, paçoca de carne, galinhada, feijão tropeiro, rojão e o querido bolinho caipira. Além de muitos doces, como compotas, cristalizados, geleias, bolos, bolinhos, biscoitos, paçoca, broa, pamonha, canjica e café fresquinho - torrado ali mesmo.

Artesanato e expressões artísticas

Haverá, ainda, muita artesanato com representação cultural dos municípios. Os presentes poderão conferir esculturas em argila, barro e madeira, rabecas, produtos feitos com escamas de peixe, tapetes, bolsas de couro, colares, brincos, arte sacra produzida em palha de milho, macramê, crochê, bordados e muito mais.

Quanto às expressões artísticas, o festival Revelando SP trará congadas, catiras, folia de reis, jongo, fandango, calango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, fanfarra, coral indígena, violeiros, música caipira, trança de fitas e bonecões.

O projeto Revelando SP

O projeto Revelando SP é uma realização do Governo de São Paulo, em parceria com os municípios, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Além disso, há gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

O objetivo do festival é valorizar o patrimônio imaterial paulista. Com isso, realiza-se uma festa e reúne-se uma pluralidade cultural: culinária, artesanato, música e muitas manifestações culturais populares da região.

Quem participa tem a oportunidade de trocar experiências e realizar diversas articulações entre as comunidades presentes, além de promover a geração de renda. A seleção dos participantes de cada edição é feita por meio de uma chamada pública, em que os municípios realizam a indicação dos seus expositores e artistas, que irão representar as tradições locais.

“Tínhamos um compromisso estabelecido com a secretária [estadual da Cultura, Marília Marton] de fazermos um evento que chegasse ao maior número possível de cidades, contemplando a adequação e diversidade das atividades”, foi o que disse Glaucio Franca, diretor-geral da Amigos da Arte.

Veja mais:

1º Festival Comidas do Mundo reúne gastronomia de todos os continentes em mais de 200 pratos no Pacaembu/SP

Onde comer bem e com bom preço em São Paulo? Selecionamos 16 restaurantes com pratos deliciosos gastando pouco

Temas relacionados