• Entrar
  • Cadastrar
Tradicional Festa de San Gennaro, na Mooca, SP, completa 50 anos com muita comida italiana; veja opções

A festa acontece aos sábados e domingos com pratos italianos típicos como macarrão, pizza, fogazza, vinho e mais. Confira os detalhes!

Participantes da Festa San Gennaro poderão se deliciar com variedades da cozinha italiana. (Foto: Divulgação/ Festa San Gennaro)

Que tal se deliciar com inúmeros pratos originais italianos sem ter que sair do Brasil? Essa é a proposta da Festa de San Gennaro, que acontece todos os anos na Mooca, São Paulo. Neste ano, a comemoração completa cinco décadas de existência com uma programação de dar água na boca, aos sábados e domingos, entre 9 de setembro a 8 de outubro, na Paróquia de San Gennaro. O evento comemora o mês do padroeiro da Mooca e faz parte do calendário turístico de São Paulo, encerrando o ciclo das festas italianas no município.

Festa de rua terá barracas de massas, doces e lanches

Uma das partes mais importantes da festa é a tradicional feira de rua, que reúne multidões atrás dos pratos típicos italianos, como a macarronada das mammas, fogazza, pizza, lanche de linguiça calabresa, vinho, cerveja, refrigerante, churrasco e doces típicos e confeitados, além de souvenirs, e toda diversão garantida para adultos e crianças.

A festa externa acontece nas ruas San Gennaro e Lins, que serão cobertas e monitoradas para oferecer mais conforto e segurança. A entrada é livre para o público, que poderá encontrar todas as delícias da cozinha italiana em cerca de 20 barracas que funcionarão entre 17h e 23h aos sábados e de 17h às 22h aos domingos.

Ao todo, mais de 300 pessoas se voluntariaram para trabalhar na festa e garantir o sucesso da Festa San Gennaro, muito esperada pela comunidade local e pelo público em geral. A renda vai para as obras assistenciais da Igreja San Gennaro e projetos sociais.

Programação da Paróquia de San Gennaro

Além das barracas, os visitantes poderão participar dos eventos da cantina San Gennaro, instalada no galpão da igreja. Os interessados deverão adquirir convites para apreciar o show ao vivo de músicas italianas com a Banda Itália Brasil com a presença de um Tenor, além da apresentação de danças e sorteios de brindes.

A cantina funciona das 19h às 23h aos sábados e das 18h às 22h aos domingos. Os convites devem ser adquiridos antecipadamente e custam R$75 por pessoa aos sábados e R$60 aos domingos. Crianças até 5 anos possuem entrada livre na cantina e de 6 a 12 anos pagam a metade do valor. O convite garante a reserva da mesa, além do consumo de um prato de spaghetti ao sugo, calabresa ou porpeta, além de um pedaço de pizza e uma porção de bruschetta por pessoa.

História da Festa San Gennaro

A Festa de San Gennaro foi criada em 1973 com a intenção de oferecer à comunidade amparo moral, além de celebrar a cultura italiana. Com o passar do tempo, a festa se estendeu de algumas pequenas barracas que funcionavam dentro do salão paroquial para as ruas vizinhas.

A Festa de San Gennaro, uma das principais festas do gênero da cidade de São Paulo, se destaca por três atividades principais: as missas solenes, a procissão de San Gennaro e as festas externas realizadas nas ruas Lins e San Gennaro no bairro italiano da Mooca, sempre no mês de setembro.

San Gennaro, padroeiro da Mooca

Sabe por que San Gennaro é o padroeiro da Mooca? Essa é uma história que começou quando os italianos desembarcaram no Brasil no século XIX. Eles trouxeram a pizza, a macarronada e também San Gennaro, um dos santos mais adorados da Itália. Com o tempo, San Gennaro virou quase um embaixador da Mooca, porque não só deu acolhimento espiritual aos imigrantes, como também uniu todo mundo sob sua proteção, fazendo dele o padroeiro oficial do bairro. Essa paixão por San Gennaro continua viva na Mooca até hoje e o reflexo disso é a própria Festa de San Gennaro, que atrai visitantes de todo o estado anualmente.

Veja mais:

82 receitas de comidas italianas: veja como fazer arancini, carpaccio, macarrão à putanesca, cannoli e muito, muito mais!

Temas relacionados