• Entrar
  • Cadastrar
12º Festa dos Tambores acontece em Recife com muita música, gastronomia, artesanato e muitas homenagens à cultura africana

Evento marcado para o dia 19 de novembro vai homenagear Mãe Elza de Iemanjá e Maestro Forró. Veja as atrações e cortejos confirmados!

Festa dos Tambores é uma festa que celebra a cultura africana e promove muita música e homenagens. (Foto: reprodução Instagram de divulgação do evento)

A Festa dos Tambores, conhecida por ser uma grande celebração ancestral, está de volta com a sua 12ª edição este ano e já tem programação confirmada. O evento, que ocorre em Recife, vai homenagear a Mãe Elza de Iemanjá e o Maestro Forró. Se você não quer perder a festa e deseja participar, o TudoGostoso reuniu os principais detalhes a seguir.

Quando e onde será a Festa dos Tambores?

A 12ª edição da Festa dos Tambores será realizada no próximo domingo, dia 19 de novembro.

O evento acontecerá a partir das 15h, na sede da Gigante do Samba e arredores. A região é pertencente ao pólo cultural da Bomba do Hemetério, um histórico reduto cultural da periferia da Zona Norte do Recife.

O que é a Festa dos Tambores?

Para quem não conhece o evento, a Festa dos Tambores é uma grande celebração realizada graças ao Sistema de Incentivo à Cultura do Recife. Ele é totalmente gratuito e promovido pelo Afoxé Povo de Ogunté.

O objetivo desta festa é justamente promover a sensibilização da população em geral quanto à existência e importância dessas heranças.

Nesta edição, a Festa dos Tambores estará realizando duas grandes homenagens, à Mãe Elza de Iemanjá, que é uma Ialorixá reconhecida por atuar na luta antirracista e pelos esforços à frente de várias organizações que reúne praticantes do Candomblé, Umbanda e Jurema - além do Maestro Forró, que é um dos maiores expoentes da cultura pernambucana. Ele é o responsável pela Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

O que vai ter na Festa dos Tambores?

A 12ª edição da Festa dos Tambores terá várias novidades e atrações enraizadas na cultura africana, que prometem atrair toda a comunidade em uma grande experiência.

A Festa dos Tambores reunirá vários grupos ligados à cultura africana. A concentração começará às 14h e o início dos cortejos está programado para às 15h. Portanto, já coloque na agenda para não se atrasar ou perder as atrações.

O cortejo inicial, de abertura, sairá de frente para o Sítio do Pai Adão, na Estrada Velha de Água Fria. Ele vai desfilar até a quadra da escola de Samba, sendo puxado pelo Maracatu Raízes de Pai Adão, Escola Gigante do Samba, Pernambucafro e Orquestra de Frevo Beberibe.

Além disso, haverá um palco montado dentro da escola de samba, onde se apresentarão o anfitrião Afoxé Povo de Ogunté, Batuketo, Voz Nagô e Coco do Gavião, promovendo muita alegria com os tambores.

Festa dos Tambores terá artesanato e culinária

Além dos cortejos e atrações musicais, a Festa dos Tambores também terá bastante culinária valorizando a cultura africana e o artesanato. A organização considera que estes são elementos de identidade do povo santo e não podem faltar nesta celebração - tendo sempre um local de destaque em eventos como este.

Quanto às comidas, o público terá a chance de degustar pratos dedicados aos orixás, que serão preparados por Yabás de diversos terreiros do Recife, de acordo com as determinadas tradições.

A feira de artesanato será para livre acesso e com muitas utilidades, conforme a cultura africana. Além disso, pensando em facilitar e proporcionar um acesso comunicacional mais amplo para pessoas com deficiência auditiva, o evento contará com uma intérprete em Libras para fazer a tradução durante as atividades no palco da festa.

Outra ação que será repetida, já realizada na última edição, será a apresentação de uma aula espetáculo como forma de ação de formação por meio de plateia e educação patrimonial. Ela será feita em uma escola pública municipal do entorno da região.

O foco será tentar sensibilizar a comunidade escolar quanto à importância de temas como este - ligados à cultura africana e seus valores. Além de contribuir para que seja possível cumprir o que diz a Lei 10.369/2003, a respeito da inclusão da temática "história e cultura afro-brasileira" nos ensinos fundamental e médio. Para quem não conhece, a Festa dos Tambores acontece há mais de 10 anos, desde 2029.

Outro destaque vai para o local em que o evento acontece, que possui uma bonita e grande riqueza cultural e que exala uma beleza ancestral. Além disso, a cultura local mantém o espírito carnavalesco da comunidade e não se minimiza apenas ao período de Carnaval do calendário popular.

As ruas do bairro são conhecidas por demonstrar a diversidade, desempenhando desfiles pelas ruas conforme cortejos. A maioria dos eventos celebra a pluralidade da cultura popular, sobretudo dos pernambucanos.

Veja também:

Muito do borogodó da comida brasileira veio da África: descubra ingredientes e pratos que você jurava que eram do Brasil

Feira Cultural Afro Mix, que acontece há 20 anos em SP, foi idealizada a partir de um sonho; conheça a história!

Temas relacionados