• Entrar
  • Cadastrar
Por que tem um disco de plástico sob a tampa da garrafa de refrigerante?

Entenda a importância do disco de plástico na tampa das garrafas de refrigerante e como esse item ajuda a manter o sabor e qualidade da bebida.  

Disco de plástico nas tampas das garrafas ajuda a manter o gás da bebida e preserva seu sabor. (créditos: Shutterstock)

Você é o tipo de pessoa que repara na embalagem dos produtos que consome? Se a resposta for sim, talvez já tenha se perguntado o sentido de algumas coisas. Por exemplo, na parte interna da tampa da garrafa de refrigerante existe um disco plástico que quase ninguém sabe a finalidade. Por mais que pareça apenas um simples detalhe, este item desempenha um papel muito importante para manter a qualidade da bebida. Quer saber qual? O TudoGostoso trouxe a resposta.

Disco de plástico nas tampas das garrafas serve para manter a bebida gaseificada

O disco de plástico na parte interna da tampa tem a função de prender o dióxido de carbono (CO2) dentro da garrafa pet. Ele veda a tampa por completo e impede a saída de ar, mantendo o gás preso por muito mais tempo. Por isso, sua presença é essencial para o sabor das bebidas gaseificadas.

O disco de plástico na tampa do refrigerante também tem a função de diminuir a proliferação de microrganismos que possam comprometer a qualidade da bebida. O gás carbônico reduz o pH do refrigerante, tornando o ambiente ácido o suficiente para impedir a proliferação de bactérias que podem contaminar o conteúdo líquido dentro da garrada. Entretanto, isso só é possível se a tampa estiver bem vedada.

Como preservar o gás do refrigerante depois de aberto?

O gás carbônico do refrigerante é um gás muito instável. Por isso, é fundamental manter a garrafa fechada para preservar o sabor da bebida gaseificada. O problema é que após ser aberto pela primeira vez, a tendência é o gás escapar mais facilmente por conta da diminuição da pressão. Além disso, a medida que o líquido vai acabando, sobra mais espaço para a entrada de oxigênio do ambiente externo, o que afeta o sabor e efervescência do refrigerante.

Para evitar que isso aconteça, uma dica é amassar a garrafa do refrigerante conforme for bebendo. A prática minimizando a perda do gás carbônico e permite que ele continue se dissolvendo na bebida, mantendo o seu sabor.

Agora, se você já bebeu mais da metade do refrigerante, o ideal é transferir o conteúdo que sobrou para outra garrafa menor. Não se esqueça de sempre guardar o refrigerante na geladeira, pois a temperatura ambiente também favorece a perda do gás.

Veja também:

Como fazer refrigerante caseiro? Receita leva apenas 3 ingredientes!
Você lava sua garrafa de água? Veja por que você deve lavar com frequência e o jeito certo de higienizar

Temas relacionados