• Entrar
  • Cadastrar
Nem tanto, nem tão pouco: a ciência revela com que frequência você deve limpar o seu celular (é questão de higiene!)
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Siga um passo a passo de higienização para garantir uma limpeza segura, sem causar danos para o seu aparelho

Nem tanto, nem tão pouco: a ciência revela com que frequência você deve limpar o seu celular (é questão de higiene!)

Você precisa higienizar o seu celular regularmente para evitar uma festa de microrganismos (Foto: Shutterstock)

Com que frequência você deve limpar seu celular? Para muita gente, essa é uma dúvida comum. Na falta de uma resposta conclusiva, algumas pessoas preferem higienizar diariamente ou até mesmo várias vezes ao dia.

Se você já parou para pensar quantas vezes por dia encosta no seu celular e quantas vezes ele toca em superfícies diferentes, deve saber que higienizá-los é uma proteção importante para evitar uma "festa" de microrganismos.

Ao mesmo tempo que o celular é considerado um dos itens mais indispensáveis da nossa rotina, ele é também um dos mais sujos. E isso não é exagero, a própria ciência diz.

O celular pode abrigar centenas de bactérias

Diversos estudos mostram que os dispositivos podem abrigar centenas de bactérias, acumuladas a partir de poeira, células mortas da pele e todo tipo de microrganismo que aderem ao aparelho ao longo do dia.

O celular circula por diversos lugares ao longo do dia, e isso pode incluir banheiro, transporte público, supermercado, entre outros locais, além de manter contato com a sua pele.

Mesmo quando parece limpo, a verdade é que seu smartphone pode estar longe de estar higienizado.

Afinal, com que frequência é preciso limpar o celular?

De acordo com especialistas em microbiologia, o ideal é limpá-lo uma vez por dia. Não é preciso exagerar ou ficar neurótico, mas também não dá para ignorar.

A higienização diária ajuda a manter o aparelho livre de agentes que podem causar desde pequenas irritações na pele até doenças respiratórias.

E se você usou o celular no banheiro, andou de transporte público, teve contato com alguém doente ou está em uma temporada de gripe ou vírus respiratórios, o ideal é reforçar a limpeza imediatamente após o uso.

Como limpar o seu celular sem danificá-lo

Limpar o celular corretamente é simples, mas exige alguns cuidados para evitar danos. Siga essas dicas para limpar o aparelho com segurança.

  1. Desligue o aparelho e desconecte-o de carregadores ou fones;

  2. Use um pano de microfibra, material usado para limpar óculos. Umedeça levemente com água e álcool isopropílico (70%);

  3. Passe o pano com movimentos suaves pela tela, bordas e parte traseira;

  4. Cuidado com entradas como portas de carregamento e fones de ouvido, não deixa o líquido escorrer para dentro;

  5. Evite produtos abrasivos: limpa-vidros, sprays de cozinha ou qualquer produto de limpeza doméstico. Eles podem danificar a tela e os componentes internos.

Veja mais!

Queridinho da limpeza, o bicarbonato de sódio deve passar bem longe dos seus eletrônicos (e saiba o que usar!)

Nem álcool, nem detergente: como limpar as lentes dos óculos sem riscar com apenas 2 ingredientes de cozinha

Temas relacionados