• Entrar
  • Cadastrar
Muitas pessoas têm o hábito de usar o micro-ondas para isso, mas é extremamente arriscado e eu vou te relevar por quê!
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Entenda por que esquentar água, leite e outros líquidos no micro-ondas pode ser perigoso para você 

Muitas pessoas têm o hábito de usar o micro-ondas para isso, mas é extremamente arriscado e eu vou te relevar por quê!

Entenda os cuidados que você deve ter ao aquecer líquidos no micro-ondas (Créditos: Canva)

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos que mais usamos no nosso dia a dia. Além de aquecer as nossas refeições de uma maneira muito mais prática e rápida, ele também pode ser usado para cozinhar alimentos e preparar diferentes receitas, como arroz no micro-ondas, bolo de chocolate no micro-ondas, beijinho de coco no micro-ondas e muito mais.

Apesar de ser tão comum na nossa rotina, ele também pode oferecer alguns perigos, principalmente quando é utilizado de forma indevida. Uma das principais contraindicações do micro-ondas é para aquecer líquidos com água, leite, chás, molhos etc. Parece inusitado, afinal, é um hábito que muita gente tem no dia a dia, mas acredite, ele pode ser perigoso!

Por que aquecer líquidos no micro-ondas pode ser perigoso?

Quando colocamos um líquido para ferver na panela, ele aquece gradualmente até chegar ao ponto de ebulição, e é possível ver essas mudanças a olho nu com a formação de bolhas.

No caso do micro-ondas, não é bem assim que funciona. Diferentemente de aquecer líquidos na boca do fogão, quando esquentamos água ou leite no micro-ondas, ele pode ultrapassar o ponto de ebulição. Isso acontece porque a temperatura do aparelho superaquece o líquido muito mais rapidamente, causando um processo chamado de ebulição tardia.

Na ebulição tardia, as bolhas que se formam não conseguem “sair” da água para o ar, como acontece durante o aquecimento no fogão. Porém, ao abrir o eletrodoméstico e retirar o copo ou recipiente, o líquido quente “balança” e essas bolhas se desprendem, podendo transbordar, espirrar e até explodir em cima de você, causando acidentes graves com queimadura.

Nunca se deve aquecer líquidos no micro-ondas?

Calma, não é bem assim! É claro que você pode aquecer líquidos no micro-ondas, desde que tome algumas precauções para garantir a sua segurança. A primeira coisa que você deve ter em mente é a escolha do recipiente que você vai usar; segundo diversos fabricantes, o ideal é usar um recipiente aberto e com boca larga. Sendo assim, evite pequenas xícaras ou copos americanos.

Quando o líquido acabar de esquentar, espere alguns segundos para abrir o micro-ondas, pelo menos 30, embora o ideal seja 60. Assim, você dá tempo para que ele “se acalme” e não corra o risco de explodir em você.

De toda forma, se possível, sempre dê preferência para aquecer líquidos no fogão, é muito mais seguro!

Veja mais:

Adeus micro-ondas: esse é o eletrodoméstico que irá substituí-lo (e talvez você já tenha em casa)

Temas relacionados