O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma festa com doces gostosos, fantasias divertidas e um clima digno de filmes de terror. Apesar de ser mais popular em países como os Estados Unidos, os brasileiros não deixam passar a chance de se fantasiar e festejar também. Por causa disso, as festas de Halloween e até a tradição de doces ou travessuras têm ficado cada vez mais popular por aqui. Para você não ficar de fora, descubra tudo sobre o Halloween e como curtir essa festa com estilo!
As festas de Halloween com doces e fantasias são cada vez mais comuns no Brasil
O que é Halloween?
O Halloween é uma festa em celebração aos mortos que acontece no final de outubro. A celebração vem de tanto de tradições pagãs quanto de cultos católicos em lembrança aos mortos e aos espíritos. Atualmente, no entanto, o mais comum são as festas populares com temas sombrios, decorações assustadoras e fantasias de figuras do terror ou personagens da cultura popular.
O evento é mais comum nos Estados Unidos, apesar de não ter sido criado no país. Lá, uma tradição forte é a de “doces ou travessuras” ou “travessuras e gostosuras”, na qual as crianças vão de porta em porta fantasiadas pedindo doces ou fazendo pegadinhas. Hoje em dia, o Halloween é comemorado em vários países pelo mundo. No Brasil, a data é chamada de Dia das Bruxas.
Quando é o Dia das Bruxas?
Não importa o nome ou o lugar, o Dia das Bruxas, ou Halloween, é realizado sempre no mesmo dia: 31 de outubro. As celebrações costumam acontecer no período da noite e podem chegar até a madrugada do dia seguinte.
Qual o país que mais comemora o Halloween?
O país que mais comemora o Halloween é os Estados Unidos. Muitas pessoas do local se preparam com meses de antecedência, planejando as fantasias para as festas e se dedicando a decorar as suas casas de maneira assustadora para receber as crianças durante a tradição de doces ou travessuras.
Por incrível que pareça, apesar de ser muito associado ao país americano, ele não foi criado lá e sim levado pelos irlandeses. No entanto, o formato atual da festa popular e mais comercial dos dias de hoje foi moldado pelos estadunidenses e é o mais usado mundo afora.
Qual é o significado de Halloween?
O significado real do Halloween vem da abreviação da expressão da língua inglesa “All Hallows’ Eve” ou então de “All Hallows’ Evening“. Em tradução para português, significa “Véspera de Todos os Santos” e “Noite de Todos os Santos”, respectivamente, o que é uma referência direta à origem do nome da festa.
O Halloween é comemorado sempre na noite do dia 31 de outubro
Qual a história do Halloween?
Existem várias teorias sobre a história do Halloween, mas a mais aceita é que ele é baseado no Samhaim, um festival celta de mais de dois mil anos atrás. A tradição era celebrada especialmente nas regiões do Reino Unido, Irlanda e parte da França. Samhaim significa literalmente “fim do verão” e o evento marcava a mudança das estações para o início do inverno, celebrando também as colheitas.
Os celtas acreditavam que, nesse período do ano, o mundo dos vivos e o mundo dos mortos se aproximavam e assim os mortos podiam voltar para nossas terras. Originalmente a festa não tinha nenhum caráter negativo ou assustador, já que os celtas viam o mundo dos mortos como um lugar feliz e sem dor. Lanternas e fogueiras eram usados para guiar os espíritos no mundo dos vivos e de volta ao mundo dos mortos ao final da celebração.
Durante a Idade Média, por influência principalmente da Igreja Católica, os espíritos passaram a ser vistos como criaturas malignas que podiam amaldiçoar as casas e as famílias. As pessoas então passaram a usar símbolos para afastar os fantasmas e demônio que são usados até hoje nas festas de Halloween, mas com novos significados. Quando os irlandeses emigraram para os Estados Unidos, eles levaram junto os costumes que moldaram o Halloween atual.
Qual a origem do nome Halloween?
A celebração do Halloween ganhou esse nome quando a festa foi transformada em uma celebração cristã. A Igreja Católica definiu a data do dia 31 de outubro como a véspera do Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. A data lembra e cultua a morte de santos (em inglês, “hallows”) e mártires. A festa então era uma vigília com duração de três dias e, assim, o dia 31 era a véspera do Dia de Todos os Santos, ou seja “All Hallows’ Eve”.
Por isso, quando a tradição foi “exportada” da Irlanda para os Estados Unidos, ela já tinha o viés católico como Dia de Todos os Santos. Com o tempo, o nome “All Hallows’ Eve” passou a ser encurtado para “Hallow-E'en” e depois para “Halloween”. O primeiro registro do nome da festa como conhecemos hoje é de 1745.
Em vez de assustar os espíritos, hoje em dia as tradições de Halloween são feitas para assustar os vivos
Quais são os símbolos do Halloween?
O Halloween tem símbolos únicos que vieram de festas e lendas antigas, como as lanternas de abóbora. Para espantar os espíritos, as pessoas esculpiam nabos com expressões assustadoras. Quando os europeus levaram a tradição para os Estados Unidos, a abóbora era bem mais comum na região, ainda mais durante o outono, então passaram a usar esse legume no lugar.
Dizem também que a tradição, chamada de “jack-o’-lantern” (“Jack da lanterna”) em inglês, veio de uma lenda irlandesa de um homem que fez um trato com um demônio que deu errado e ele foi condenado a vagar pelo mundo carregando uma lanterna. Outro elemento comum do Halloween norte-americano que vem das colheitas são os candy corns, doces de mel, açúcar, manteiga e baunilha que tem o nome de “doce de milho” por lembrar um grão de milho.
Os morcegos voavam pela noite atrás dos insetos que eram atraídos pelas fogueiras do Samhaim, mas outros símbolos relacionados à maldade, ao azar e à morte foram associados ao Halloween ao longo dos séculos. As bruxas, por exemplo, eram curandeiras poderosas e inteligentes na cultura celta, mas que se tornaram símbolos de criaturas malignas e mal intencionadas. E fantasmas, esqueletos e túmulos tem ligação direta com os espíritos dos mortos.
Símbolos como abóboras e bruxas são marcantes no Halloween
Por que no Dia das Bruxas as pessoas dão doces?
A tradição de doces ou travessuras, o chamado “trick or treat” em inglês, também veio de uma reimaginação de tradições antigas. Os europeus tinham o costume de fazer o “souling” e ir até as casas de seus vizinhos para pedir pequenos pães chamados de “bolo de alma” ou outras comidas em troca de uma oração para espantar os espíritos. Não dar o doce e rejeitar a oração, por consequência, iria atrair as assombrações.
O costume de usar fantasias para buscar os doces tem uma origem mais incerta, mas ao que tudo indica veio da França no período da Idade Média, como parte do medo das assombrações e da morte. Ao sair na rua, as pessoas não queriam ser identificadas pelos espíritos nas ruas e por isso usavam máscaras. Era também uma maneira de não ser reconhecido pelos próprios vizinhos ao pedir comida de porta em porta.
Quando o significado original perdeu o significado e a festa virou mais popular em meados do século 20, esse costume foi substituído pela tradição atual e mais infantil de ir de casa em casa usando fantasias criativas e pedindo doces. Se o vizinho não contribuir com os doces, as crianças podem “assombrar” o local com brincadeiras inocentes como jogar spray de espuma ou papel higiênico na casa, tocar a campainha várias vezes, entre outros.
Durante a tradição de doces ou travessuras, as crianças esperam ser recebidas com doces temáticos por seus vizinhos
Como é o Dia das Bruxas no Brasil?
O Halloween chegou ao Brasil como uma festa popular e divertida importada dos Estados Unidos. Algumas pessoas criticam a celebração de Halloween no Brasil por ser uma festa com origem europeia e norte-americana sem relação com a nossa história. Por causa disso, um movimento em 2003 chegou a determinar, com projeto de lei, o dia 31 de outubro como Dia do Saci em homenagem ao folclore brasileiro.
Ainda assim, as festas de Dia das Bruxas ou Halloween no Brasil são cada vez mais populares, movimentadas por filmes e programas de TV estrangeiros sobre a data, por festas em escolas e cursos de inglês e pela própria internet. Por aqui, é uma data totalmente popular e comercial e as principais tradições são festas à fantasia, lanchonetes e bares com decoração macabra e sessões de filmes de terror.
Veja mais:
Comida de halloween: receitas deliciosas para servir no dia das bruxas
Essas receitas de docinho vão impressionar os convidados da sua festa
Dia de São Cosme e Damião além dos doces: conheça a história por trás da data