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Farto dos problemas de entrega, ele criou um aplicativo que o tornou um dos mais jovens bilionários do mundo
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Conheça a história de Andy Fang, o jovem bilionário criador da DoorDash, maior empresa do segmento de delivery de comida nos EUA.

Farto dos problemas de entrega, ele criou um aplicativo que o tornou um dos mais jovens bilionários do mundo

Aplicativo de entrega popular nos EUA começou como um projeto de faculdade e se tornou um dos líderes no mercado. (créditos: Shutterstock)

Quem tem o costume de pedir comida por aplicativo, com certeza, já teve que lidar com algum problema na entrega. Atrasos, mau atendimento por parte dos estabelecimentos e entregadores, erros no pedido e dificuldade de comunicação e rastreamento são algumas das principais reclamações dos clientes de serviços de delivery. Foi pensando em nunca mais precisar enfrentar esses contratempos na hora de receber suas refeições em casa, que o jovem Andy Fang criou o DoorDash, um aplicativo de entregas que está fazendo o maior sucesso nos EUA.

O que começou como um projeto extracurricular, hoje em dia já domina cerca de 56% do mercado de entregas a domicílio no país. O projeto deu tão certo que a DoorDash entrou para a lista Fortune 500 da Forbes, onde são incluídas as 500 maiores empresas do dos EUA. Já Andy entrou para o seleto grupo de jovens bilionários, acumulando uma fortuna estimada em 1,2 bilhões de dólares. Isso tudo com menos de 30 anos de idade.

Saiba mais sobre a história da empresa DoorDash e confira algumas dicas de como resolver problemas de entrega nos serviços de delivery.

Do projeto da faculdade para uma das maiores empresas de entregas a domicílio dos EUA

A DoorDash surgiu a partir de um projeto de faculdade de Andy Fang, na época estudante de ciência da computação em Stanley. A ideia de criar o aplicativo veio a partir do interesse de ajudar empresas locais a melhorar seus serviços de entrega. Assim, junto com seu colega de quarto, Stanley Tang, e o estudante de MBA, Tony Xu, Fang criou a PaloAltoDelivery.com, que mais tarde viria a se tornar a DoorDash. “A mãe de Tony era dona de uma pequena empresa e nós três nos unimos por causa do nosso interesse em usar a tecnologia para ajudar empresas locais”, disse o programador em entrevista à Forbes.

A partir dos seus estudos sobre comércio local, os três estudantes se uniram a fim de criar um aplicativo que oferecesse mais opções de entrega para a região de Palo Alto, uma cidade no estado da Califórnia. Os primeiros clientes eram os próprios estudantes de Stanford.

“Nós mesmos fizemos as primeiras centenas de entregas, e ainda estávamos na faculdade na época, então nos revezamos. Um de nós seria o despachante enquanto os outros saíam e atendiam as entregas. Eu estava no telefone, e Tony me ligava, me dizendo quais pedidos pegar e em que ordem, e eu tentava anotar tudo em um bloco de notas enquanto também tentava encontrar vaga para estacionar”.

Com o tempo, o serviço de entrega foi se tornando cada vez mais popular na região, de modo que os estudantes tomaram a decisão de tornar o projeto algo maior. A PaloAltoDelivery.com mudou de nome e virou a DoorDash e os três começaram a expandir os negócios. Hoje, a empresa é líder no mercado de entregas de refeições prontas nos EUA, tendo em mãos aproximadamente 67% do mercado americano.

Problemas com serviços de entrega de comida? Veja como lidar com essas situações

A DoorDash não opera no Brasil, porém, há diversas opções de serviços de entrega de comida por aqui. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), há mais de 250 aplicativos de delivery no país, sendo o iFood e o Rappi as duas plataformas mais populares entre os brasileiros. Com o crescimento desse mercado, é muito importante que os clientes fiquem atentos aos seus direitos ao realizar compras por meio de aplicativos de entrega.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, você pode negar o recebimento do pedido e exigir restituição do valor pago em casos de atrasos extremos. Além disso, caso existam diferenças entre o que você pediu e o que chegou na sua casa, você pode exigir uma nova entrega, solicitar o dinheiro de volta ou pedir um desconto para o produto entregue. A mesma regra vale caso você receba um pedido violado ou com danos que comprometam a qualidade do alimento, como vazamentos ou derramamentos.

Outro direito importante é saber sobre os ingredientes das comidas e bebidas que você pretende comprar. Por isso, se o estabelecimento não informa na sua página no aplicativo, o cliente pode perguntar nos canais de atendimento. Se você solicitar a retirada de um item no prato e mesmo assim ele estiver no pedido, você pode exigir a troca, um desconto ou a restituição do valor pago.

Caso você tenha algum problema com delivery - seja em relação à qualidade do pedido ou atendimento - não deixe de fazer uma reclamação na central de atendimento do aplicativo e do próprio estabelecimento. Mas lembre-se que é importante reunir provas dos danos que você sofreu.

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