
Quais itens são um verdadeiro risco à saúde no microondas? (Foto: Shutterstock)
É inquestionável que o micro-ondas facilita a rotina de milhões de pessoas na cozinha ao redor do mundo. Por facilitar o descongelamento de determinados alimentos e também permitir o preparo mais rápido de certos pratos, esse eletrodoméstico tem papel fundamental na cozinha. Mas quais materiais não podem ser utilizados nele?
Alguns deles podem causar danos ao aparelho, liberar substâncias tóxicas ou até mesmo comprometer a segurança alimentar. Veja abaixo quais evitar!
1 - Recipientes de metal e com papel alumínio
O metal reflete as ondas de micro-ondas, o que pode resultar em faíscas, fogo ou danos ao aparelho. Além disso, objetos que contenham componentes metálicos, como papel alumínio, podem causar incêndios e danificar gravemente o forno de micro-ondas.
2 - Plásticos não adequados para micro-ondas
Antes de colocar seu pote plástico no aparelho, tenha certeza que ele é seguro para isso. Alguns plásticos liberam substâncias químicas nocivas quando aquecidos, contaminando os alimentos.
Recipientes de plástico que não possuem a marcação o símbolo apropriado podem derreter, deformar ou liberar produtos químicos prejudiciais quando expostos ao calor do micro-ondas.
3 - Utensílios de cerâmica com revestimentos metálicos
Mesmo em detalhes pequenos, o metal nas decorações pode causar faíscas. Além disso, certos tipos de cerâmica podem absorver a umidade, levando a rachaduras e danos.
4 - Plástico filme
Usado de modo recorrente na cozinha para tampar e proteger alimentos, o plástico filme é desaconselhável para o microondas: isso porque o calor pode causar a liberação de substâncias tóxicas nos alimentos e no filme plástico.
Além disso, o plástico filme pode derreter, deformar-se ou transferir produtos químicos prejudiciais para a comida, comprometendo a segurança alimentar e a saúde.
Na dúvida, não dê chance para o erro: o recomendável é optar sempre por potes e recipientes sinalizados como seguros para microondas, garantindo uma refeição aquecida de maneira segura e saudável.
Veja mais: