• Entrar
  • Cadastrar
Desfile Farroupilha em Porto Alegre é cancelado e dá lugar a cavalgadas solidárias para ajudar vítimas das chuvas

Evento será substituído por cavalgadas que distribuirão donativos para ajudar as vítimas da fortes chutas no Rio Grande do Sul. Entenda!

Cavalheiros interessados em participar das cavalgada solidárias devem procurar o CTG da sua região. 

Um dos ritos mais tradicionais do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre foi cancelado: o Desfile Farroupilha, que aconteceria no dia 20 de setembro, dia que marca a Revolução Farroupilha. O cancelamento se deu em razão das fortes chuvas que têm atingido o estado desde o início de setembro, causando mortes e deixando milhares de pessoas desabrigadas. O cancelamento foi anunciado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho da Primeira Região em parceria com o Governo do Estado.

O desfile será substituído por cavalgadas solidárias nos bairros. O foco será a arrecadação de donativos para aqueles que sofreram com as enchentes no estado. Os cavaleiros que desejarem participar devem entrar em contato com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) do seu estado. As cavalgadas serão descentralizadas e os pontos de encontro serão nos CTGs

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, até o meio-dia de quinta-feira (14) as chuvas causaram estragos em 100 municípios e provocaram 47 mortes. Foram resgatadas mais de 3 mil pessoas, e há quase 4.900 desabrigados. O número de desalojados chega a quase 21 mil.

Desfile Farroupilha: o que é?

O desfile de 20 de setembro marca o Dia da Revolução Farroupilha, também conhecida como a Revolução dos Farrapos, um conflito armado que ocorreu entre 1835 e 1845, em que os gaúchos reivindicaram melhores condições econômicas e liberdade.

Embora o desfile de Porto Alegre seja o mais popular, é um evento cívico e cultural que acontece em várias cidades do Rio Grande do Sul. Neste dia, os gaúchos se reúnem para uma série de atividades, como o Desfile Militar, que ocorre com a passagem das tropas militares; o Desfile Tradicionalista, em que os gaúchos desfilam a cavalo vestidos com trajes típicos, além de homenagens, presença de autoridades e atividades culturais, como danças, músicas e culinária.

Os desfiles são apenas uma parte dos Festejos Farroupilha, que vão oficialmente de 14 a 20 de setembro. No entanto, as festas ao longo do estado podem durar mais que isso. O Acampamento de Porto Alegre, por exemplo, está tendo 20 dias de celebração, com uma programação diversificada.

Veja mais:

Semana Farroupilha 2023 tem como tema o centenário da Revolução de 1923. Veja curiosidades!

O que os gaúchos fazem na Semana Farroupilha? Descubra atividades, comidas típicas e história da tradicional festa do Rio Grande do Sul

Temas relacionados