
Com os produtos de limpeza certos e seguindo o passo a passo, você vai se livrar das manchas no seu vaso sanitário (Foto: Shutterstock)
A limpeza do banheiro é uma tarefa que não costuma agradar ninguém, mas é daquelas tarefas domésticas que precisam ser realizadas regularmente. O vaso sanitário, principalmente, precisa de uma maior atenção todos os dias, seja para desinfetá-lo ou para evitar manchas escuras impregnadas na louça.
A boa notícia é que a limpeza do vaso sanitário é uma tarefa fácil, que pode ser concluída rapidamente. Há quem opte por receitas caseiras para evitar os produtos químicos e quem tenha um verdadeiro horror de determinados utensílios por achá-los nojentos.
Quer dicas surpreendentes para colocar em prática desde já? Ao Southern Living, Jacqueline Stein, faxineira profissional e proprietária da Home Reimagined compartilhou suas melhores dicas e truques de como limpar manchas no vaso sanitário.
O que você precisa saber antes de começar a limpeza do vaso sanitário
Ao limpar manchas no vaso sanitário, é importante considerar o tipo de mancha e os materiais que você está usando para limpar o vaso. Determinados produtos de limpeza podem ser muito agressivos para determinados acabamentos.
Leve em conta que alguns tipos de manchas podem precisar de tratamento especial, dependendo da causa. Segundo Stein, o recomendado é sempre verificar o produto de limpeza e seguir as instruções.
Outro aspecto a ser observado é que as manchas de ferrugem e mofo, por exemplo, podem exigir métodos diferentes. "Por exemplo, as manchas de ferrugem podem exigir algo mais direcionado aos depósitos de ferro. Então, a limpeza semanal regular requer outro tipo de produto", explica.
Uma das causas muito comuns das manchas no vaso sanitário pode ser simplesmente por você não dar descarga o suficiente. "No caso de o vaso sanitário ficar ficado parado por alguns dias”, afirma Stein.
Como limpar as manchas do vaso sanitário
Confira dois métodos diferentes de como limpar as manchas no vaso sanitário. O primeiro método é suave e funciona bem para manchas leves ou manutenção regular.
"Gosto do fato de ser fácil e ecológico. Basta colocar vinagre no vaso, adicionar bicarbonato de sódio, fazer espuma, dar uma boa esfregada e deixar descansar antes de dar a descarga", afirma a especialista.
Já o segundo método, com ácido cítrico, é uma boa opção para manchas mais difíceis: "Ele é eficaz para quebrar o acúmulo de minerais e é mais seguro de usar do que algo como o ácido clorídrico."
Material necessário:
- Vinagre (Método 1)
- Bicarbonato de sódio (Método 1)
- Ácido cítrico (Método 2)
- Luvas de proteção
- Escova de esfregar ou escova de banheiro
Método 1: Vinagre e bicarbonato de sódio
Reúna os materiais e coloque luvas. Despeje o vinagre no vaso sanitário e adicione o bicarbonato de sódio e esfregue. Deixe agir por 15 a 30 minutos. Em seguida, dê descarga e enxágue bem.
Método 2: ácido cítrico
Reúna os materiais e coloque luvas. Aplique o ácido cítrico nas manchas, esfregue e deixe agir por 30 minutos a uma hora. Dê descarga e enxágue bem.
Com que frequência devo limpar o vaso sanitário?
Os vasos sanitários devem ser limpos, pelo menos, uma vez por semana para evitar o acúmulo de manchas. Pode ser necessária uma limpeza mais frequente se você tiver água dura ou se o vaso sanitário for muito usado, orienta a especialista.
Veja mais!
Por que as pessoas estão usando café para limpar banheiros?
Veja por que deve colocar sal grosso no vaso sanitário todas as noites