É bem possível que você já tenha a rotina de limpeza do seu banheiro bem definida. Porém, e se você descobrir que há um erro que está cometendo ao longo dos anos? Para quem é adepto de truques como uso de café na limpeza do banheiro, sabe que sempre existem caminhos possíveis para deixar o ambiente limpo e perfumado. Isso significa que ainda há chance de encontrar uma solução para esse problema.
Alguns itens são essenciais no processo de limpeza, no entanto, tem uma ferramenta que os especialistas dizem que as pessoas deveriam reconsiderar: a escova de vaso sanitário. Veja o que você precisa saber sobre esse objeto e nunca te contaram.
Pare de usar as escovas de vaso sanitário no seu banheiro
A verdade por trás das escovas sanitárias é que elas são um local propício para o acúmulo de germes, que entram em contato direto com os resíduos e ficam úmidos em seus pequenos estojos. "Há uma sopa de bactérias líquidas fétidas no fundo de cada porta-escova de banheiro", alertou a especialista em limpeza Aggie MacKenzie ao The Guardian.
Alguns desses germes podem espalhar doenças como infecções do trato urinário ou diarreia, o que significa que esses utensílios ainda podem ser prejudiciais à saúde. Ela afirma que jamais permitiria que essa escova de banheiro entrasse em sua casa: "A escova sanitária é nojenta, me dá arrepios!"
Alternativas às escovas sanitárias para experimentar
Se você decidir continuar com a escova sanitária, há maneiras de torná-la mais limpa e segura. Mas ainda é possível reavaliar essa decisão com algumas alternativas mais seguras e higiênicas.
Os especialistas recomendam limpar o vaso sanitário com as mãos, utilizando sempre um par de luvas de borracha resistentes e uma máscara facial para protegê-lo dos germes. Algumas pessoas também recomendam o uso de uma esponja comum e um pouco de bicarbonato de sódio para esfregar.
Limpar o vaso sanitário com a mão pode exigir um pouco mais de esforço, mas, em comparação com uma escova de vaso sanitário, é fácil lavar e higienizar um par de luvas de borracha ou substituir a esponja para o vaso sanitário regularmente.
Como tornar a sua escova sanitária menos nojenta
Alguns hábitos podem tornar as escovas sanitárias mais higiênicas. Você pode começar já na escolha do seu utensílio quando for comprá-lo.
- Escolha um modelo com um design que permita que a escova seque entre os usos, e não a configuração padrão de um estojo hermético;
- Outra opção é escolher peças em que as cabeças substituíveis. Mas lembre-se sempre de substituir a escova sanitária em pequenos intervalos de meses;
- Use luvas de borracha ao limpar o vaso sanitário e nunca toque na própria escova;
- Limpe a escova sanitária regularmente. Após cada uso, higienize a escova e o suporte com um spray desinfetante e, ocasionalmente, faça uma limpeza mais profunda deixando a escova de molho em água e alvejante;
- Sempre deixe a escova secar, equilibrando-a no vaso sanitário antes de colocá-la de volta no suporte. Isso ajuda a eliminar ainda mais qualquer sujeira grosseira na parte inferior do suporte.
Veja mais!
Queridinho da limpeza, o bicarbonato de sódio deve passar bem longe dos seus eletrônicos (e saiba o que usar!)
Os 5 melhores truques de um especialista em limpeza para uma cozinha impecável