Como é possível limpar profundamente uma esponja de cozinha com mau cheiro? Esse é um problema recorrente para quem não sabe como guardá-la após o uso.
O acúmulo de milhões de bactérias tornam as esponjas de cozinha fedorentas. E por isso é importante trocar esse utensílio com regularidade.
Você certamente já ouviu algumas dicas para eliminar as bactérias da esponja em um ou dois minutos no micro-ondas, mas há quem diga que o micro-ondas é inútil para essa função e que não é recomendado. Diante desse embate, o que fazer para se livrar do mau cheiro?
Pode ou não limpar a esponja no micro-ondas para eliminar o mau cheiro?
A teoria é que o calor elevado mata a maioria das bactérias, mas o tempo necessário em um micro-ondas para atingir a temperatura ideal para matar as bactérias e o mofo alojados no centro de uma esponja resultará em uma esponja em chamas.
-
Micro-ondas: um estudo citado pelo The New York Times aponta que as esponjas de cozinha queimadas no micro-ondas ainda abrigam cerca de 40% de suas bactérias, algumas das quais podem ser fatais;
- Máquina de lavar louça: colocar a esponja na máquina de lavar louça diariamente, ou sempre que lavar uma carga de louça, é uma solução melhor. O calor e o detergente são suficientes para matar as bactérias e o mofo.
O ideal é usar, pelo menos, duas esponjas. Assim, uma estará sempre disponível para a limpeza enquanto a outra será sendo higienizada na máquina de lavar louça.
Aprenda a usar um solução antibacteriana caseira
Caso não tenha uma máquina de lavar louça, você ainda pode mergulhar a esponja diária em um bom desinfetante antibacteriano por pelo menos 10 minutos ou até durante a noite. A melhor parte é que você pode preparar a solução caseira sem precisar gastar dinheiro.
De acordo com a FDA, uma colher de chá de alvejante de cloro líquido por litro de água limpa pode ser usada para higienizar todas as superfícies da cozinha, como tábuas de corte, bancadas, prateleiras da geladeira e esponjas.
Outra opção é substituir as esponjas por panos de algodão ou microfibra que podem ser jogados na lavanderia após cada uso.
Uma esponja de cozinha é 200.000 vezes mais suja que um assento de vaso sanitário
Segundo Chuck Gerba, professor de microbiologia da Universidade do Arizona que estuda como as doenças são transferidas pelo ambiente, é possível medir quantas e quais tipos de bactérias se desenvolvem nos itens domésticos.
Seus estudos descobriram que em um assento de vaso sanitário comum, há 50 bactérias por polegada quadrada. São cerca de 200 vezes mais bactérias fecais em uma tábua de corte de cozinha do que em um assento de vaso sanitário.
E o maior culpado pela sujeira em nossas casas é a esponja ou o pano de cozinha. Há cerca de 10 milhões de bactérias por polegada quadrada em uma esponja de cozinha comum e um milhão em um pano de prato.
De acordo com a BBC News, uma esponja de cozinha é 200.000 vezes mais suja do que um assento de vaso sanitário. Um pano de prato é 20.000 vezes mais sujo.
Veja mais!
Experimente colocar uma colher de sal dentro da esponja e veja o que acontece
Como higienizar esponja de cozinha do jeito certo: o que você NÃO deve fazer!