O desperdício de comida é um dos maiores problemas enfrentados pela humanidade. Cerca de 1/3 de todos os alimentos produzidos são descartados no lixo. Inacreditável, não? Uma das questões que influencia bastante nesse problema é o mal armazenamento da comida. Existem diversas ações que podem ser praticadas para aumentar a vida útil dos produtos. Confira a seguir dicas e sugestões para armazenar alimentos frescos e evite o desperdício:
Cesta de alimentos para dicas de como armazenar alimentos frescos
Como armazenar alimentos frescos
Frutas vermelhas
As frutas vermelhas não possuem vida útil longa e acabam facilmente parando no lixo, mas com esse passo a passo você não vai mais desperdiçá-las!
1ª etapa: lave as frutas vermelhas com 3 copos de água e 1 copo de vinagre. Lave bem e escorra.
2ª etapa: seque bem as frutas com auxílio de papel-toalha.
3ª etapa: armazene as frutas em um recipiente forrado com papel-toalha e com a tampa entreaberta para liberar a umidade.
Essa solução funciona porque o ácido acético do vinagre mata as bactérias e focos de mofo das frutas, estendendo por dias e até semanas a sua duração. Além disso, o papel-toalha ajuda a absorver a umidade e a manter as frutas mais frescas.
Batatas e cebola
Para garantir que as batatas e cebolas durem mais tempo, atente para armazená-las separadamente. Quando colocados juntos, esses alimentos reagem quimicamente e acabam estragando mais rápido.
1ª etapa: coloque as batatas e as cebolas em sacos de papel ou plástico separados.
2ª etapa: certifique-se de que os sacos estão bem ventilados; não podem ficar vedados.
3ª etapa: guarde-os na geladeira, em temperatura entre 7º C e 12º C, distantes um do outro.
Como armazenar alimentos frescos - folhas verdes
Folhas verdes
Se você sofre com o desperdício de alface, rúcula, espinafre e outras folhas, confira esta dica para mantê-los frescos por mais tempo.
1ª etapa: verifique se há alguma folha estragada ou prestes a estragar antes de guardá-las.
2ª etapa: usando papel-toalha, cuidadosamente embrulhe as folhas sem amassá-las.
3ª etapa: guarde as folhas embrulhadas em sacos plásticos limpos, deixando-as separadas por tipo.
O papel-toalha absorve a umidade, garantindo que a vida útil das folhas se estenda em até dois dias.
Ovos
Para manter os ovos frescos por mais tempo, a dica principal é não colocá-los na porta da geladeira. Por estar sendo constantemente aberta, a porta é o local mais quente. As temperaturas mais frias previnem a proliferação de bactérias e a decomposição rápida dos ovos.
1ª solução: guarde os ovos no fundo da geladeira para mantê-los sempre à temperatura mais gelada.
2ª solução: separe as claras das gemas e congele-as separadamente no congelador.
3ª solução: quebre os ovos em potes herméticos e misture 1/2 colher (chá) de sal ou 1 colher (chá) de açúcar (de acordo com o uso que terá) e congele-os crus. Dessa forma os ovos vão permanecer frescos por um ano.
Como armazenar alimentos frescos - queijos
Queijos
Queijos são feitos à base da cultura de enzimas e bactérias vivas que necessitam de oxigênio e umidade para sobreviver. As dicas a seguir ajudam a prolongar a vida dos queijos.
1ª solução: remova o queijo da sua embalagem e embrulhe-o com papel-toalha. Coloque-o em um saco plástico com espaço para o ar circular.
2ª solução: coloque o pedaço de queijo junto de saladas ou vegetais. Elas são responsáveis por liberar umidade, importantes para manter os queijos frescos.
3ª etapa: na hora que for consumir, retire o queijo da geladeira algumas horas antes, permitindo que a temperatura do ambiente esquente-o. Dessa forma, o alimento fica fresco.
Cogumelos
Cogumelos são alimentos que liberam muita umidade quando armazenados. Esse excesso de líquido contribui para que eles estraguem mais rápido. O papel-toalha auxilia a reverter esse problema e a circulação de ar ajuda a preservá-los.
1ª solução: para cogumelos que vão ser consumidos em 1 ou 2 dias, armazene-os em sacos de papel.
2ª solução: para armazenar por mais tempo, comece colocando os cogumelos no papel-toalha e depois dentro de um saco plástico com furos.
3ª solução: coloque os cogumelos em um pote forrado com papel-toalha e cubra com um plástico com furos.
Como armazenar alimentos frescos - tomates
Tomates
Pode ser uma surpresa para muitos, mas guardar tomates na geladeira altera o sabor e a textura do fruto. Apesar de prolongar a vida útil, o ambiente refrigerado traz mais desvantagens que vantagens para os tomates. Veja como é fácil mantê-los frescos e saborosos por mais tempo!
1ª etapa: forre um pote com papel-toalha.
2ª etapa: coloque os tomates dentro do pote com os cabos voltados para cima.
3ª etapa: guarde-os à temperatura ambiente longe do sol e calor. Mova-os ocasionalmente para evitar que os tomates fiquem machucados, por ficarem na mesma posição por muito tempo.
Com pequenas atitudes diárias, é possível contribuir em muito para o bem-estar do planeta. Práticas como a compostagem, descarte correto do óleo de cozinha e a triagem do lixo são fáceis de serem adotadas. E você? Tem outras dicas de como armazenar bem os alimentos frescos? Compartilhe com a gente pelo Facebook!