
Chocolate com creme de pistache e kataifi da Fix Dessert Chocolatier virou uma febre no mundo todo. (créditos: Instagram/ Divulgação Fix Dessert Chocolatier)
Se você está por dentro das trend dos últimos meses, certamente já deve ter visto pelo menos um vídeo sobre o famoso chocolate de Dubai no seu feed de notícias. Desde que foi lançado, o doce da marca Fix Dessert Chocolatier se espalhou como fogo pela internet e, recentemente, se tornou um dos maiores virais gastronômicos, com diversas pessoas tentando recriar a receita da barra de chocolate recheada com creme de pistache e kataifi em casa.
Tudo começou após a influenciadora Maria Vehera compartilhar um vídeo no seu TikTok se deliciando com a barra de chocolate inspirada no kunafa, uma tradicional sobremesa árabe. O conteúdo recebeu mais de 100 milhões de visualizações e desencadeou uma tendência global, com vários criadores de conteúdo e até mesmo pessoas comuns compartilhando vídeos de si mesmos experimentando a guloseima.
Se você já se deparou com um desses vídeos e ficou com vontade de experimentar o chocolate que conquistou o mundo, pode comemorar. O Restaurante Arábia, localizado na capital paulista, já começou a vender o doce árabe aqui no Brasil. Os preços variam, mas uma barra de 1,25 kg, por exemplo, vai custar R$ 660.
Mas o que torna esse doce tão especial que justifique o hype? O TudoGostoso reuniu todos os detalhes sobre o chocolate de Dubai e ainda te ensina como fazer essa delícia em casa sem gastar muito.
Chocolate de Dubai sensação da internet surgiu após um desejo de gravidez da dona da marca
De acordo com a maioria das pessoas que experimentam o chocolate de Dubai, o que mais impressiona no doce é a sua crocância. Feito com um generoso recheio de creme de pistache com kataifi, uma massa folhada bem fininha semelhante ao macarrão cabelinho de anjo, a barra foi fabricada pela primeira vez em 2021 nos Emirados Árabes Unidos. Desde então, o doce começou a viralizar nas redes sociais, impulsionados por influenciadores no Instagram e no TikTok.
Em entrevista à CNN, Sarah Hamouda, fundadora da Fix Dessert Chocolatier, comentou que a inspiração para a combinação de sabores da barra veio dos desejos que ela sentia durante a gravidez. A empresária que lançou a marca sozinha afirma que o sucesso viral do chocolate ajudou a impulsionar as vendas, passando de seis para 500 pedidos por dia. Mesmo com a alta demanda, Lai garante que todas as barras continuam sendo feitas por produção artesanal.
“Para mim, é muito importante manter a qualidade e os ingredientes dos nossos produtos. Nós dedicamos muito tempo e esforço e colocamos muito amor em nossas barras. Não é apenas uma barra de chocolate, queremos criar uma experiência.”, diz a empresária.
Com o sucesso do doce, não demorou muito para outras marcas mundo afora ficarem interessadas em criar a sua própria versão da iguaria. A gigante suíça Lindt, uma das maiores empresas do mercado de chocolates, lançou uma edição limitada da guloseima em lojas selecionadas na Alemanha. Batizado de Lindt Dubai, a barra deve começar a ser comercializada em outros países da Europa em breve
Dá para fazer o Chocolate Dubai em casa ?
Não só dá como ainda é mais fácil do que você imagina. O Chocolate de Dubai é basicamente uma barra recheada com mistura crocante de creme de pistache com kataifi. Portanto, se você ficou com vontade de experimentar essa delícia, a gente separou uma receita fácil do doce para fazer sua versão do doce em casa sem precisar gastar uma fortuna. Confira:
Ingredientes:
- 150 g de chocolate preto derretido (pode ser amargo ou ao leite)
- 1 xícara de creme de pistache
- 1 xícara de Kataifi ( o ingrediente pode ser encontrado na seção de refrigerados em supermercados que vendem comidas do Mediterrâneo e Oriente Médio. Se não achar, use a massa filo).
- 1 colher de sopa de manteiga
Modo de preparo:
- Derreta o chocolate no micro-ondas em intervalos de 30 segundos, mexendo entre eles, até derreter. Isso levará cerca de 1 minuto. Você também pode derreter o chocolate usando banho-maria.
- Passe uma parte do chocolate derretido para um molde de silicone. Bata rapidamente o molde no balcão para eliminar quaisquer bolhas de ar, então leve à geladeira até endurecer.
- Corte o kataifi em pedaços bem pequenos.
- Acrescente 1 colher de sopa de manteiga em uma frigideira. Assim que ela derreter, acrescente o kataifi e toste até ficar crocante e dourado. Como o kataifi tende a grudar enquanto cozinha, é importante ir mexendo o tempo todo com uma espátula.
- Quando o kataifi, misture com o creme de pistache em uma tigela grande até os dois ingredientes ficarem bem integrados.
- Depois que o chocolate estiver firme, adicione o recheio, espalhando bem.
- Despeje o restante do chocolate derretido sobre o recheio. Alise para cobrir o recheio completamente e bata rapidamente o molde na bancada.
- Retorne à geladeira por uma hora para firmar.
Depois é só desenformar e aproveitar o seu Chocolate Dubai feito no Brasil.
Veja também:
Pão com UM ingrediente e ZERO carboidratos é a melhor receita viral para um café da manhã muito proteico e com baixas calorias
Receita viral de cookie fit fica idêntico ao tradicional, cabe em qualquer dieta e é muito fácil de fazer!