Tomates frescos já são uma delícia, mas com essa receita eles ficam ainda melhores
O tomate é um fruto utilizado em diversas receitas, desde o molho de tomate caseiro até uma simples salada. Se você gosta de consumi-lo cru, precisa parar de temperar apenas com sal e azeite: experimente usar uma marinada que vai deixá-lo divino. Ao deixar a marinada descansar por um tempo, os tomates vão absorver todo o sabor das especiarias e temperos e quando você servir todo mundo vai querer a receita. Veja como fazer!
Receita de tomate marinado: aprenda a fazer
Muita gente acha que as marinadas só servem para temperar carnes, mas elas também funcionam muito bem com frutos e legumes. Essa é fácil de fazer e fica pronta rapidinho, sendo uma ótima opção para quando quiser uma salada prática para incluir no seu almoço ou jantar.
O melhor é que você pode adicionar outros ingrediente, deixando a salada ainda mais completa ou variar o preparo da marinada usando vinagre balsâmico, shoyu, mel e muito mais. Um detalhe importante: prepare e consuma a salada no mesmo dia, guardar também funciona, mas aproveitar os ingredientes frescos vai garantir uma experiência muito melhor.
Ingredientes
- 500 g de tomates maduros
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho ou vinagre de maçã
- 1 dente de alho
- Manjericão fresco a gosto
- Salsa picada a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Corte os tomates em rodelas e coloque-os em um recipiente.
- Em um recipiente separado, misture o azeite, o vinagre, o dente de alho amassado, o sal e a pimenta-do-reino
- Despeje sobre os tomates e misture delicadamente.
- Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos para que os sabores se misturem.
- Finalize com salsa picada e manjericão fresco.
Dica do TudoGostoso: Se quiser dar um toque agridoce ao prato, despeje um fio de mel antes de servir ou coloque na marinada antes de deixar descansar.
Veja mais:
Tomates enlatados ou passata: TudoGostoso ensina qual deles resulta no melhor molho à bolonhesa