Aprendi com um chef e agora não faço mais arroz apenas com água: a dica é usar “2 dentes de alho, meia cebola e um bom caldo caseiro”
Por  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

O arroz branco é um prato simples, mas pequenas mudanças podem transformar o sabor e a textura desse grão

Aprenda a fazer o arroz de todo o dia com as dicas de uma chef de cozinha (Créditos: Shutterstock)

O arroz é uma receita que está presente na rotina dos brasileiros e aqui no TudoGostoso, nós já demos muitas dicas de como fazer o arroz branco perfeito e soltinho. Porém, há sempre um método de preparo diferente ou técnica que surge para deixar essa receita simples ainda mais saborosa. Quando se trata de novos métodos, os chefs são uma ótima fonte de inspiração. 

Hoje trouxemos como exemplo as dicas da chef Ana Casanova que, ao invés de fazer o arroz apenas com água, sal e alho, ela também adiciona meia cebola e um caldo caseiro. Esse último ingrediente é que vai ajudar a transformar não apenas o sabor, mas também a textura dos grãos, garantindo um arroz diferente para as suas refeições. 

Como fazer um arroz  mais saboroso seguindo a dica da chef Ana Casanova?

A chef Ana Casanova opta por substituir a água por um caldo de galinha enriquecido com cebola e alho. Essa é uma dica que outros chefs renomados como o espanhol Juanjo López utilizam e o caldo não precisa ser sempre de galinha, você pode variar usando caldo de peixe, de legumes ou carne, por exemplo. 

A primeira coisa que a chef faz é bater o caldo junto com a cebola e os dentes de alho para obter uma mistura homogênea, garantindo que o sabor seja melhor distribuído durante o cozimento. Enquanto o arroz cozinha com esse líquido, os grãos absorvem todo o sabor, resultando mais saboroso e aromático do que quando é feito apenas com água.

Receita de arroz da chef Ana Casanova: aprenda a fazer 

Ingredientes

  • 300 g de arroz branco
  • 750 ml de caldo de galinha
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque meia cebola e dois dentes de alho e coloque-os no liquidificador junto com o caldo de galinha
  2. Bata até obter um caldo completamente homogêneo e sem grumos.
  3. Aqueça o azeite extra virgem em uma panela em fogo médio e adicione o arroz
  4. Refogue por alguns minutos, mexendo ocasionalmente, até que os grãos comecem a mudar ligeiramente de cor.
  5. Despeje o caldo batido sobre o arroz e mexa um pouco.
  6. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e tampe a panela.
  7. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos sem tampar para que o arroz absorva o líquido aos poucos. 
  8. Quando quase não houver mais caldo e o arroz ainda estiver levemente úmido, desligue o fogo.
  9. Usando um garfo, mexa delicadamente a superfície para separar os grãos sem raspar o fundo da panela.
  10. Cubra novamente e deixe descansar por mais 10 a 12 minutos. 
  11. Sirva imediatamente como acompanhamento ou como base para qualquer prato.
  12. Esse repouso final de 10 a 12 minutos é importante, pois ajuda os grãos a assentar 
  13. e a obter uma textura muito mais fofa!

Veja mais:

O arroz de forno à parmegiana mais fácil e saboroso do TudoGostoso para salvar qualquer almoço corrido

Temas relacionados
Matérias relacionadas
Receitas relacionadas