Em uma ceia de Natal completa com tantos pratos caprichados, é importante incluir também uma saladinha para trazer mais cor e leveza para a mesa. A receita da salada de Natal pode muito bem ser aquela do seu dia a dia, ou então pode caprichar com os ingredientes mais típicos e coloridos para a festa. Com frango, maionese, uvas passas, cenouras e muitos legumes diversos, essa salada de Natal nada mais é do que um salpicão de frango cheio de sabor e bem adequado para a festa. O processo mais demorado dessa receita é refogar e desfiar o frango. Mas, depois disso, é só misturar os ingredientes em uma bagunça deliciosa. Você pode tirar e trocar ingredientes à vontade nessa receita para se adequar aos gostos de todo mundo na festa. Prepare a salada de Natal em poucos minutos antes da ceia se quiser um prato bem fresco ou coloque na geladeira por algumas horas antes para ficar gelado e refrescante.
Ingredientes (20 porções)
Modo de preparo
- 1
Refogue o frango e desfie.
- 2
Obs.: Refogue o frango com os cubinhos e sal.
- 3
Pique os tomates sem semente, corte a maçã com casca em cubinhos, rale a cenoura crua e pique a salsa e cebolinha e reserve.
- 4
Pique também as azeitonas.
- 5
Juntar tudo em uma vazilha grande adicionando todos os ingredientes e a maionese no final bom apetite!.
Informações adicionais
Dicas para fazer a melhor salada de Natal para a sua festa
Afinal, é salpicão ou salada de Natal? Os dois! O nome mais tradicional desse prato com frango, maionese e legumes no Brasil é salpicão, mas não seria errado chamar de salada de Natal por incluir tantos legumes e ingredientes nutritivos como muita gente faz. Mas não se engane, essa salada de Natal pode não ser a opção mais leve e saudável por causa da maionese que aumenta as calorias na colher do salpicão.
Se o seu objetivo é incluir um prato mais leve na mesa, o ideal é procurar uma salada para as ceias de Natal e Ano-Novo que seja menos calórica como uma refrescante salada tropical, uma salada fácil de bacalhau que mantém a proteína ou uma salada de lentilha para atrair sorte no fim do ano.
Mas se ainda quiser uma salada de Natal cremosa, a dica é fazer um salpicão sem maionese e usar iogurte natural ou creme de leite light. E cuidado com a data de validade! Essa salada de Natal e qualquer salpicão cremoso podem ser feitos de um dia para o outro, mas precisam de atenção.
Se for bem conservada na geladeira, ela pode ser consumida em até três dias sem risco de azedar. Mas se quiser comer em mais de um dia, a sugestão é separar a salada em porções menores e evitar devolver um pote para a geladeira depois de horas em temperatura ambiente.
Para mais saladas de Natal para todos os gostos, confira no blog:
Salada de maionese é o prato que NÃO PODE faltar no Natal: pega essa receita fácil e barata!
Salada de batata para o Natal: veja 10 receitas criativas e deliciosas
Salada fria de frango com abacaxi para o Natal: confira