Ingredientes (6 porções)
- 3 dúzias de caranguejo limpos (sem carapaça)
-
200 g de alho picado
-
8 cebolas grandes cortadas em rodelas
- 8 tomates bem maduros cortados em rodelas
- 8 pimentões verdes e vermelhos cortados em rodelas
- 1 maço de salsinha (cheiro verde) picado
- 1 maço de alho poro picado
-
1 xícara de coentro picado
- 2 cubos de caldo de peixe (knor)
-
500 ml de azeite
- 1 colher de azeite de dendê (ou a gosto)
- 10 pimentas dedo de moça (ou mais forte)
-
1 lata de molho de tomate refogado
-
4 latas de cerveja
-
Sal a gosto
Modo de preparo
- 1
Em uma panela bem grande (para 3 dz. de caranguejo, ou você pode dividir em 2 panelas ou fazer menos caranguejo, ai use os ingredientes proporcionalmente).
- 2
Ferva os caranguejos com água até eles começarem a avermelhar, jogue a água fora e reserve os caranguejos, não cozinhe muito, o cozimento final é com o molho.
- 3
Agora vamos montar a panela para o cozimento final, com os caranguejos pré-cozidos iremos acomodá-los em camadas junto com os ingredientes,
- 4
Coloque uma camada de caranguejo, uma de cebola, uma de pimentão, uma de tomate, salsinha, alho poro e coentro, intercalar as camadas até encher a panela, tape a panela e aguarde o molho.
- 5
Em outra panela vamos fazer o molho, refogue o alho, azeite, azeite de dendê, caldo de peixe, acrescente o molho de tomate, pimenta e 2 litros de água e sal a gosto, deixem ferver por 20 minutos. Ponha na panela com os caranguejos no fogo e acrescente o molho ainda quente. Coloque duas latas de cerveja e depois de 15 min mais 2 latas. Deixe cozinhando em fogo brando por mais 40 minutos e vá experimentando o molho.
- 6
Não deixe engrossar muito o molho, quando for acabando o caranguejo faça um caldinho ou pirão com o molho, é a melhor parte da festa.
Informações adicionais
Esta receita aprendi a mais de 25 anos, todo sabado ia pescar com amigos na Fortaleza de Itaipu, Praia Grande SP, apos a pescaria qdo voltavamos sem peixe, faziamos uma caranguejada e foi ai quando provei meu primeiro caranguejo, foi paixão a primeira dentada, com o tempo fui dando meu toque pessoal - tenho a receita registrada em cartório aqui em Santos SP. Obrigado, João Roberto Marçal.
![](/img/loader/content.gif)