• Entrar
  • Cadastrar
Vidros opacos e esbranquiçados depois de usar a lava-louça? Descubra o motivo e como deixar copos e tigelas brilhando de novo

Chega de louça com aparência de sujo mesmo depois de lavar com dicas de como deixar seus utensílios de vidro como novos

A lava-louça pode deixar o vidro do copo opaco, mas uma dica simples resolve o problema (Créditos: Shutterstock)

A lava-louça veio para facilitar as nossas vidas e limpar todos os nossos utensílios de cozinha sem esforço. Mas quem usa pela primeira vez pode ter dúvidas de como usar o eletrodoméstico, como se pode lavar qualquer panela na lava-louça ou não. Com copos e recipientes de vidros, apesar de parecerem mais delicados eles podem todos ir para a máquina.

O problema está quando acaba a lavagem e você percebe que eles saem do lava-louça com o vidro opaco e esbranquiçado, sem aquele brilho de antes. Bate até um medo de ter feito algo errado e estragado a peça para sempre. Mas não precisa partir para o desespero ou deixar de usar a lava-louça. O TudoGostoso explica o porquê desse fenômeno acontecer e como deixar os vidros brilhando novamente.

Por que o vidro fica opaco na lava-louça?

Existem algumas explicações para o vidro de copos, travessas, tigelas e outras louças da cozinha acabarem foscos depois de lavar na lava-louça. Um dos motivos mais comuns é usar o programa de lavagem incorreto. Cada máquina tem uma série de configurações de limpeza de acordo com os utensílios usados. Taças mais delicadas, por exemplo, usam programas mais delicados, enquanto travessas com vidro mais espesso podem passar por uma lavagem mais pesada. Usar a configuração inadequada para lavar tudo de uma vez pode não estragar as peças, mas pode deixar os vidros opacos.

Não pode deixar de usar o sabão correto para a sua máquina. Colocar um detergente líquido qualquer ou que não seja indicado para a sua lava-louça também pode levar a uma lavagem inadequada que tira o brilho dos vidros. E quem pensa que a própria lava-louça não precisa de limpeza já que está toda hora com sabão pode ir pensando de novo. Quando a própria máquina está suja, ela acumula resíduos e eles podem fazer com que a limpeza dos utensílios da cozinha não seja tão profunda.

Outra razão possível é a característica da água que chega na sua casa. Uma água com muitos minérios como o calcário é mais “dura” e pode afetar a lavagem como um todo, não só na máquina de lavar como fora dela. No Brasil isso não é tão comum como em outros países como Portugal, mas ainda pode acontecer dependendo da água da cidade e do estado em que você mora.

Com exceção da qualidade da água, a maioria dos motivos do vidro opaco na lava-louça é por causa de descuido no uso da máquina e você consegue resolver rapidamente mudando os hábitos. Seguir as instruções do aparelho, usar um bom sabão adequado para a lava-louça e fazer uma lavagem mensal sem carga para limpeza interna do eletrodoméstico são boas práticas.

Como recuperar o brilho do vidro opaco e esbranquiçado?

Quando o vidro está opaco, ainda tem salvação? Felizmente, sim. E você pode usar a própria lava-louça para isso, algumas máquinas até indicam o procedimento neste caso. O método caseiro para recuperar o brilho de louças de vidro opacos é usando um ingrediente rei da faxina, o bicarbonato de sódio. Como o bicarbonato de sódio precisa de um ácido para “ativar” seu efeito, é preciso usar também limão ou vinagre.

Na máquina de lavar, você vai colocar os utensílios na máquina e, no compartimento de limpeza, coloque o sabão normalmente e adicione umas colheres de bicarbonato e umas gotas de limão. Use um ciclo de limpeza curto e confira o resultado. Se ainda estiver sujo, repita o processo. Se preferir, você também pode fazer manualmente.

Neste caso, a misturinha que é sucesso é meia xícara de vinagre e duas colheres (sopa) de bicarbonato em um recipiente com água quente o suficiente para cobrir os copos e vasilhas. Mergulhe os itens na mistura, deixe por cerca de um minuto e depois enxágue em água quente para não ter choque térmico. Depois de seco vai ver que estão com brilho renovado e prontinhos para a próxima refeição com uma caipirinha original, um escondidinho de carne moída, um bombom de travessa ou o que quiser.

Veja mais:
Essas misturinhas para limpar máquina de lavar roupa são superpráticas e usam produtos que você tem em casa!
Dicas para quem não gosta de lavar louça: veja no TudoGostoso
4 objetos que você não deve colocar na lava-louças

Temas relacionados