• Entrar
  • Cadastrar
Pode lavar qualquer panela na máquina de lavar louça? O TudoGostoso responde!

Quer saber quais as panelas podem ser limpas na lava-louças? Descubra agora!

Algumas panelas não podem ser limpas na máquina de lavar louças! (Créditos: Shutterstock)

É importante saber quais panelas podem ir na lava-louças! Esses utensílios são caros e ninguém quer que elas sejam danificadas ao serem lavadas, né? É por isso que vamos responder todas as suas dúvidas sobre quais os materiais que podem ser limpos nesse eletrodoméstico de cozinha e quais os outros tipos de panelas que a melhor opção é serem limpos apenas à mão. Venha conferir agora no TudoGostoso!

Máquina de lavar louça limpa as panela?

Que esse eletrodoméstico é útil para lavar a louça, como os pratos, os talheres, os copos e entre outros, já sabemos, mas e quanto às panelas? A grande verdade é que higienizar os utensílios de cozinha depende muito de cada material. Como a lava-louça é uma máquina com jatos de água e de sabão, algumas panelas podem acabar com alguns riscos ou com pintura manchada. Além disso, alguns desses produtos ainda têm a opção de também secar, fazendo com que a temperatura até deforme algumas partes da panela.

Quais panelas não podem ir para a lava-louças?

Panelas de ferro fundido, antiaderentes, alumínio e cobre não são nada recomendadas para a máquina de lavar louças. As de ferro podem enferrujar, fazendo com que o revestimento antiaderente próprio para elas, acabe por perder a proteção. As panelas antiaderentes, assim como as de ferro podem ter o teflon prejudicado, fazendo com que a qualidade diminua mais rapidamente. As de alumínio correm o risco de amolecer e se deformar devido às altas temperaturas. E por fim, as panelas de cobre podem ter o seu brilho tão característico diminuído pela lava-louças.

As panelas que são recomendadas para a lava-louças

Nem tudo está perdido! As panelas de aço inoxidável e as de cerâmica são ótimas opções para serem limpas na máquina de lava-louças! Começando pelas inoxidáveis, elas apresentam uma grande resistência contra as altas temperaturas e têm suas sujeiras facilmente eliminadas pelo detergente e pela água quente. Mas atenção: caso elas tenham partes plásticas removíveis ou tenham revestimento duplo, é melhor não colocá-las na máquina. Já no caso das panelas de cerâmica, apesar de aparentar serem as mais frágeis, elas são recomendadas desde que sejam colocadas no cesto inferior e não empilhadas.

Dicas extras

Sempre que for colocar as panelas na máquina de lavar louças, escolha colocá-las com a boca virada para baixo, assim a água não ficará acumulada durante a lavagem. Certifique-se de que as panelas não possuem peças plásticas removíveis e que podem soltar durante a limpeza. Outro ponto extremamente importante é que durante a higienização das panelas, deve-se deixar um certo espaço entre elas e os outros utensílios. Isso faz com que não haja contato entre eles, porque caso contrário o atrito entre eles pode acabar danificando o desempenho tanto da máquina quanto dos próprios utensílios. Não empilhe peças uma em cima das outras, isso acaba fazendo com que a limpeza não seja bem feita.

Veja mais
Por essa ninguém esperava: o ketchup é MARAVILHOSO na limpeza de panelas de cobre
Cuidados com a panela de ferro: como curar e tirar a ferrugem
Luva para lavar louça: é necessário? Descubra no TudoGostoso

Temas relacionados