• Entrar
  • Cadastrar
Veja o que um encanador diz que você nunca deve usar no vaso sanitário de sua casa se quiser evitar problemas

Você deve evitar alguns produtos de limpeza agressivos, mas também de prestar atenção no rótulo de muitos outros produtos comuns

Existe um jeito certo de limpar o banheiro e não é com os produtos mais fortes do mercado (Créditos: Pexels/Alexander F Ungerer)

O banheiro é um dos locais da casa onde a limpeza é mais comum. Embora não seja o único cômodo a acumular sujeira e nós saibamos que manter a cozinha limpa é igualmente difícil, por causa de como e para que usamos o banheiro, a higiene do local acaba sendo de grande importância.

A esta altura podemos pensar que sabemos tudo que precisamos para manter o banheiro limpo, inclusive o melhor limpador multiuso e a melhor mistura caseira que limpa tudo. Mas existem práticas comuns que não são muito adequadas. E foi o que confirmou este encanador, que detalhou o que não deve ser usado no banheiro. Descubra o que usar e o que NÃO usar no vaso sanitário se quiser mantê-lo limpo sem danos a longo prazo.

Qual é o método mais seguro para limpar vaso sanitário?

A maioria das pessoas procura a máxima desinfecção no banheiro, principalmente do vaso sanitário. Mas, longe do que você imagina, existem produtos cujo uso no banheiro não é recomendado, pois podem causar danos a longo prazo.Isso é o que uma empresa de encanamento, a Rooter Plumbing, explicou ao Huffington Post. Eles afirmaram que o método mais simples, ou seja, uma escova sanitária e um limpador em spray clássico, é muito melhor do que outros produtos específicos e mais agressivos.

Algo que eles não recomendam é usar água sanitária, não importando se é água sanitária diluída ou concentrada. O uso excessivo de produtos químicos de limpeza, como alvejantes, pode danificar os canos e as vedações de borracha do vaso sanitário. Nesse caso, eles falam particularmente sobre as pastilhas alvejantes adesivas, afirmando que “quanto mais tempo a pastilha permanecer, mais tempo os produtos químicos desgastarão os materiais do vaso sanitário”.

Outra coisa que os especialistas alertam aos proprietários é que nem tudo pode ser jogado no vaso sanitário. Eles se referem particularmente à toalhas umedecidas que, mesmo que alguns sejam biodegradáveis e supostamente indicados para descartar no vaso, muitos deles não se desintegram facilmente e podem entupir canos.

O mesmo vale para bolas de algodão e cotonetes. Apesar de diminuírem de volume com a água, esses elementos não se decompõem nela e podem acumular-se nas tubulações, causando entupimentos. Da mesma forma, não jogue produtos de papel que não sejam especificamente projetados para se desintegrarem na água. Estes podem entupir canos e causar problemas de drenagem.

O encanador também se refere ao fato de que não é aconselhável usar produtos químicos fortes para desentupir ralos e canos, pois acabam causando mais danos do que benefícios. E muitas pessoas pensam que isso é útil para resolver bloqueios estreitos. Os ingredientes químicos mais agressivos acabam afetando as tubulações, principalmente as mais antigas que “sofrem” a abrasão há mais tempo. Prefira os desentupidores tradicionais e, em casos mais complicados, chame um profissional.

Veja mais:
Essas misturas caseiras podem colocar sua vida em risco! Veja quais produtos de limpeza não podem ser utilizados juntos
Box de banheiro engordurado nunca mais! Veja dicas de como limpar do jeito certo
Por que utilizar o sal na limpeza dos banheiros

Temas relacionados