
Conheça os riscos de usar alvejante na limpeza do banheiro (Foto: Freepik)
Um vaso sanitário limpo é essencial para um banheiro higiênico e cheiroso. Muita gente que busca uma limpeza mais profunda, recorre ao alvejante por suas conhecidas propriedades desinfetantes.
Ele remove manchas e mata bactérias e vírus. No entanto, o que talvez você não imagine, é que usar alvejante na limpeza oferece alguns riscos para a sua saúde.
Saiba quais são as desvantagens e conheça algumas alternativas mais seguras e sustentáveis.
Quais são as desvantagens de usar alvejante na limpeza do banheiro
Ainda que o uso de alvejante possa oferecer uma limpeza eficaz, alguns efeitos são desvantajosos. Saiba por que você precisa ter cuidado ao usar este produto na rotina de limpeza de sua casa.
- Vapores tóxicos: os vapores de alvejante podem irritar o trato respiratório e a pele, sendo perigosos para pessoas com problemas respiratórios;
- O impacto ambiental é negativo: o alvejante não é biodegradável e pode prejudicar o meio ambiente, especialmente se chegar ao esgoto;
- Descoloração do vaso sanitário: O alvejante pode descolorir superfícies e materiais se não for enxaguado corretamente;
- Incompatível com outras substâncias: nunca misture alvejante com outros produtos de limpeza, como vinagre ou amônia, pois pode gerar gases perigosos, como cloro e cloraminas, que irritam os olhos e o trato respiratório e são venenosos.
Conheça 4 alternativas de limpeza sustentáveis
Algumas alternativas ecológicas podem ser uma melhor opção para você realizar a limpeza do vaso sanitário sem o uso de alvejante. Confira algumas dicas!
1. Vinagre
Esse desinfetante natural combate bactérias de forma eficaz. Basta colocar uma xícara de vinagre no vaso sanitário e deixar agir por 30 minutos antes de esfregar e dar descarga.
2. Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é famoso por sua versatilidade na limpeza da casa. Ela é um excelente limpador natural e ainda neutraliza odores.
Polvilhe uma xícara de bicarbonato de sódio no vaso sanitário e depois despeje uma xícara de vinagre. Deixe espumar e agir antes de esfregar e enxaguar.
3. Suco de limão
O suco de limão tem propriedades antibacterianas e deixa um aroma fresco. Adicione um pouco de suco de limão ao vaso sanitário, deixe agir por 30 minutos e depois esfregue para limpar.
4. Produtos de limpeza ecológicos
Muitos produtos de limpeza vendidos no mercado são especialmente formulados para limpar de forma eficaz sem os efeitos nocivos do alvejante.
Busque os produtos com ingredientes naturais e que contenha um selo ecológico que garanta que você não está caindo numa armadilha.
Com qual frequência você deve limpar o banheiro?
O vaso sanitário, assim como o banheiro, deve ser higienizado regularmente. Quanto mais tempo você mantém sem limpá-lo, maior o acúmulo de microrganismos, sujeira e mau cheiro, o que se torna muito anti-higiênico.
Para ter uma melhor noção da frequência, especialistas em limpeza sugerem que a composição das pessoas que moram na mesma casa pode ajudar nessa resposta.
Se a sua casa conta com até duas pessoas, limpar o banheiro uma vez por semana é uma boa frequência, considerando a higienização diária do vaso.
Já para um ambiente que conta com mais de duas pessoas, o recomendado é limpar o banheiro duas vezes por semana.
Veja mais!
Nem limão, nem vinagre: o truque simples dos encanadores para desinfetar o banheiro em 15 segundos
Pouca gente sabe: é para isso que serve colocar sal grosso no vaso sanitário