Pode parecer inacreditável, mas é verdade: diversos bares foram fechados na Grécia por utilizar bebidas adulteradas e restos de drinks deixados por clientes para fazer shots para turistas. Os bartenders recolhiam os copos deixados para trás com as sobras e juntavam tudo em uma lata para, futuramente, servir em pequenos copos de dose única, como se fosse um preparo diferente.
Os casos estavam acontecendo em bares e restaurantes de uma vila costeira da ilha de Corfu, na Grécia. O foco desses shots eram os turistas que frequentavam o local, conhecido como um destino festeiro popular no país. As autoridades locais multaram e fecharam cerca de 28 estabelecimentos e continuarão a fiscalização em outros locais com alta presença de turistas.
Não precisamos nem falar como isso é problemático, não é mesmo? Apesar desse caso específico ter sido descoberto apenas na Grécia, a utilização de bebidas adulteradas não é nenhuma novidade, inclusive no Brasil. Por isso, é preciso estar sempre atento às bebidas que você consome e os locais que frequenta. Já pensou essa moda pega? Para você não passar por isso, o TudoGostoso vai ensinar algumas dicas de como evitar que sua bebida seja adulterada. Confira!
Bebida adulterada e restos de drinks: como evitar que isso aconteça com você!
Não é fácil identificar bebida adulterada, principalmente se ela estiver dentro de uma embalagem original. Por exemplo: pode ser que o estabelecimento diga que é uma marca de cachaça, vodca, gim, uísque de luxo e na verdade é outra marca, mais barata e com sabor bem diferente.
Para que isso não aconteça com você, o melhor a se fazer é saber bem a procedência do estabelecimento que você está frequentando. Desconfie de bebidas conhecidamente caras que estão sendo vendidas muito abaixo do preço de mercado. Se você tem dúvidas, é melhor pedir outra bebida que venha lacrada, como cerveja ou refrigerante.
Esse cuidado também serve para drinks que são feitos com esses destilados. E mesmo nos estabelecimentos que você confia, se for possível, preste bastante atenção enquanto o bartender prepara o seu drink, para que você possa ter a segurança de que ele não foi adulterado. Desconfie e questione o uso de bebidas alcoólicas que estão fora da embalagem original. Em caso de suspeitas, procure as autoridades locais.
Drinks preparados com resto de outros drinks é bem mais complicado de identificar, e o que você pode sempre fazer é ficar atento ao que falamos anteriormente. Uma dose saiu de uma lata ou alguma embalagem esquisita? Nem pensar!
Veja mais:
Álcool dá fome? Entenda a relação da bebida com o apetite exagerado