Na hora de comprar panelas, são várias as opções de materiais.
Na hora de comprar panelas, são tantos os materiais dos quais elas são feitas que ficamos perdidos: alumínio, barro, cerâmica, aço inox, vidro... Mas qual é o melhor tipo? Saiba que não existe a melhor panela, mas, sim, a melhor panela para a receita que você vai fazer. Venha descobrir mais sobre esses utensílios!
Panelas de aço inox
Essas panelas são indicadas para receitas que necessitam de cozimento rápido e muito calor, como caldos, molhos e cozidos. Mas não as utilize para fazer frituras: por atingirem altas temperaturas, podem acabar queimando o óleo. Uma dica para que elas permaneçam bonitas: seque sua panela de inox logo depois de lavá-la para que ela não fique manchada.
Panelas de alumínio
Diferentemente das panelas de aço inoxidável, as de alumínio são boas para frituras por imersão. Na hora da limpeza, é necessário ter o cuidado de não usar esponja de aço ou raspar o fundo. Além das tradicionais, existem também as panelas de alumínio fundido, que suportam altas temperaturas e são muito boas. Servem para fazer doces e também carnes.
Panelas de vidro temperado
Nessas panelas, o alimento esquenta muito rápido, então, é necessário ter atenção para que a sua comida não queime. Elas são boas para fazer arroz e refogados e, vamos combinar: são lindas! É preciso ter cuidado para manusear as panelas de vidro, pois elas podem quebrar com batidas e choques.
Panelas de barro
Tradicionais, ela podem ser usadas sobre a chama e também dentro forno. Elas cozinham o alimento lentamente e mantêm a temperatura por mais tempo. É muito utilizada para o preparo de peixadas, moquecas, ensopados, sopas e caldos. Depois de usada, ela deve lavada e fervida com água para que sejam eliminados odores.
Panelas de cerâmica
Fáceis de limpar e antiaderentes, elas demoram a atingir altas temperaturas e, por isso, servem para cozimentos longos. Na hora de lavar, é necessário ter cuidado para que elas não lasquem.