O Dia das Crianças é no mesmo dia que o feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, portanto, é a oportunidade de tirar um momento com a criançada. Há quem goste de um programa mais agitado, enquanto outros preferem levar os filhos para passeios educativos. O TudoGostoso separou quatro passeios culturais em São Paulo para curtir o Dia das Crianças este ano.
Em 2023, o dia 12 de outubro será o famoso “feriado emendado”. Isso porque ele cairá em uma quinta-feira e as empresas, escolas e órgãos públicos devem adotar a sexta-feira como ponto facultativo. Dessa forma, muitos paulistas só devem voltar às atividades na segunda, dia 16.
Veja a seguir algumas opções de passeios em São Paulo para desfrutar durante os quatro dias desse “feriadão” de Dia das Crianças.
Museu do Futebol terá atividades especiais
Em especial ao Dia das Crianças, o Museu do Futebol terá atividades educativas para visitas espontâneas. Portanto, quem chegar ao local para visitação poderá saber mais sobre a história do estádio, do bairro e participar de brincadeiras.
Se o seu filho gosta de esporte, sobretudo de futebol, essa pode ser uma excelente oportunidade de aproximá-lo da realidade dos campos.
As atividades serão realizadas no próprio dia 12 de outubro, das 11h às 12h30. A história será contada através de dois grandes quebra-cabeças: um da planta do estádio, construído em 1940, e outro da vista aérea do bairro do Pacaembu na década de 90.
O Museu do Futebol fica localizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na Praça Charles Miller.
Casa Museu Ema Klabin terá atividade lúdica para todas as idades
Quem está em busca de uma opção lúdica e divertida para o Dia das Crianças, a Casa Museu Ema Klabin estará com a proposta de “Personagens Fantásticos Nunca Inventados” (ou “Perfani”). A atividade será gratuita, porém com vagas limitadas.
Podem participar crianças de todas as idades, inclusive adultos, que desejam entrar no mundo da imaginação e se transformar em personagens. Os participantes vestem acessórios, escolhem nomes e incorporam de forma lúdica uma criatividade que será pontuada e premiada com fotos.
A atividade será realizada no próprio dia 12 de outubro, das 14h às 16h, na Casa Museu Ema Klabin, que fica na Rua Portugal, no Jardim Europa. Os idealizadores do projeto são Patrícia Marchesoni Quilici e Alberto Duvivier Tembo.
Museu das Culturas Indígenas tem programação com brincadeiras
Outro passeio que você pode optar em fazer no Dia das Crianças é a ida ao Museu das Culturas Indígenas. No dia 12 de outubro, o espaço vai receber o grupo da Aldeia Itapu Mirim para celebrar a data junto com a criançada.
Neste dia, serão realizadas atividades lúdicas com referência à cultura Guarani Mbya. A programação vai das 10h às 16h.
10h às 12h: Brincadeiras (peteca, corrida de maracá, arco e flecha, uruxy e mandió)
12h às 14h: Intervalo
14h às 16h: Xondaros e Xondarias (coral e dança)
A entrada é gratuita, porém limitada. O Museu das Culturas Indígenas informa que serão apenas 40 vagas e a classificação é livre.
As atividades são bem variadas e vão de brincadeiras como peteca, corrida, tiro ao alvo, como apresentação de coral, danças e muitas atividades culturais da tribo.
Casa Museu Ema Klabin promoverá apresentação de circo para toda família
Você gosta de circo? Uma dica para o seu passeio cultural de Dia das Crianças é visitar a Casa Museu Ema Klabin e acompanhar uma apresentação bem divertida para toda a família. Será uma tarde de performances e também para participar junto com os artistas circenses.
A oficina de circo será realizada à tarde, das 13h às 17h. Veja a programação a seguir:
13h às 14h - performance circense de Iara Vignon. Ela ensinará atividades de técnicas de bambolês.
14h às 15h - sarau do palhaço Piruca, que é um espetáculo para todas as idades.
15h - malabarismo com Lucio Maia, que apresentará uma performance e convida as famílias presentes para aprender a arte de jogar objetos para cima sem deixar cair.
17h - contação de história para descontrair com o professor Guerrenildo. Ele se apresentará com a sua mala de histórias.
As vagas para participar são ilimitadas e gratuitas, podendo haver contribuição voluntária e solidária de qualquer valor.
Veja mais:
10 destinos no Brasil para aproveitar o feriadão de Dia das Crianças e viajar com a família