
Entenda por que você deve tirar esse eletrodoméstico específico da tomada sempre que usar (Créditos: Canva)
Quando falamos em aparelhos que devem ser retirados da tomada após o uso, muitas pessoas pensam na airfryer ou cafeteira. No entanto, em muitas residências, um eletrodoméstico comum pode representar um perigo inesperado se não for devidamente manuseado: a torradeira. Ao contrário do que muitos pensam, esse pequeno aparelho está relacionado a vários incidentes de incêndio, frequentemente devido a falhas elétricas ou acúmulo de resíduos.
Por que retirar a torradeira da tomada imediatamente após o uso?
A torradeira, diferente de outros aparelhos menores, não desliga completamente após o uso. Acontece que ela permanece conectada à eletricidade, mantendo carga elétrica interna mesmo quando não está sendo usada para tostar o pão. O perigo aumenta quando migalhas ou restos de pão ficam acumulados dentro da torradeira, já que esses resíduos podem queimar e pegar fogo, causando um acidente.
Especialistas em acidentes domésticos apontam falhas térmicas em torradeiras como causa de muitos incêndios em cozinhas. Por isso, a torradeira deve ser usada apenas quando necessário e nunca deixada ligada continuamente. Se a fiação interna estiver danificada ou molhada, o risco de incêndio aumenta ainda mais. Esse risco aumenta exponencialmente se tiver objetos inflamáveis perto da sua torradeira, como papeis, panos e madeira. Por isso, é melhor tirar da tomada para prevenir!
Sempre deixe a limpeza da torradeira em dia!
Além disso, é importante limpar a torradeira com frequência para evitar o acúmulo de farelos. O cata-pão removível que fica na base da torradeira deve ser limpo diariamente. Por dentro, uma dica é usar uma escovinha maleável, como aquelas de limpar canudo, para retirar os farelos de pão que não caíram no cata-pão.
Veja mais:
Vale a pena investir em uma torradeira? Entenda quando ela pode ser melhor que uma sanduicheira