• Entrar
  • Cadastrar
Não é a cafeteira elétrica: o aparelho que deve ser desconectado da tomada após o uso
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Desconectar a torradeira após o uso pode garantir mais segurança, economia e maior durabilidade do aparelho.

Não é a cafeteira elétrica: o aparelho que deve ser desconectado da tomada após o uso

A torradeira deve sempre ser mantida fora da tomada após o uso devido ao seu potencial de causar incêndios. (créditos: Shutterstock)

Aqui no TudoGostoso a gente sempre fala sobre a importância de desconectar alguns eletrodomésticos da tomada após o uso. Além de gastarem energia, certos aparelhos também representam uma ameaça caso continuem ligados na rede elétrica. Um deles é a torradeira, um utensílio que parece inofensivo, mas que tem um potencial enorme para curtos-circuitos e incêndios se permanecer conectado na tomada quando não estiver em uso.

Por que a torradeira jamais deve ficar na tomada quando não estiver em uso

A torradeira sempre deve ser retirada da tomada após o uso. O que não faltam são motivos para tomar essa medida de segurança, principalmente na hora de dormir ou quando sair de casa por várias horas.

Mesmo desligada, a torradeira pode estar com a sua fiação energizada. Desconectar o aparelho da tomada elimina qualquer risco de curto-circuito ou falha elétrica que poderia causar um incêndio ou choque elétrico.

Além disso, se a torradeira permanecer conectada, os circuitos internos podem permanecer aquecidos, sobretudo se houver pequenas migalhas de pão no fundo do aparelho. Desconectar o aparelho ajuda a evitar problemas de superaquecimento. Portanto, sempre tire a torradeira da tomada após o uso.

Desligar aparelhos eletrônicos da tomada também resulta em economia de energia

A maioria dos aparelhos eletrônicos consomem uma quantidade mínima de energia mesmo quando estão em standby, ou seja, desligados mas ainda ligados na tomada. É o que os especialistas chamam de consumo fantasma. Desconectá-los da rede elétrica evita esse desperdício de eletricidade e, consequentemente, dá uma aliviada na conta de luz.

Desconectar os eletrodomésticos da tomada após o uso também prolonga sua vida útil. Essa prática evita que o aparelho fique sujeito a variações de tensão e outras condições elétricas que podem danificar seus componentes.

Veja também:

Adeus curto-circuito no verão: como evitar incêndios em casa por incidentes com eletrodomésticos nas altas temperaturas durante ondas de calor
Falta tomada em casa e você usa e abusa do filtro de linha: aprenda com os eletricistas e evite perigos do mau uso

Temas relacionados