Quando o assunto é perder aqueles quilinhos indesejados, é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre metabolismo, que é o conjunto de transformações biológicas e químicas que produzem a energia para o que o nosso organismo funcione. O metabolismo acelerado é a condição em que uma pessoa queima uma quantidade maior de calorias e tem menos chances de acumular gordura do que pessoas com metabolismo mais lento. Alguns hábitos também podem interferir no funcionamento do seu metabolismo e deixá-lo mais lento. Não tem ideia de quais são eles? Confira a seguir 4 hábitos do dia a dia que desaceleram o seu metabolismo:
Vários tipos de doces
Hábitos do dia a dia que desaceleram o seu metabolismo
Ingestão de muito açúcar
As formiguinhas de plantão devem ficar atentas se quiserem conquistar um metabolismo acelerado! Alimentos ricos em açúcar podem deixar o metabolismo mais lento, tornando mais difícil queimar as calorias. Isso porque o açúcar é digerido rapidamente pelo organismo, criando a falsa sensação de fome e nos levando a comer mais e mais.
Beber pouca água
Mais uma vez a água provando sua importância para um organismo saudável! Beber água contribui para deixar as células hidratadas, e consequentemente, para que o organismo desenvolva suas funções de maneira eficaz, impedindo que seu metabolismo fique lento. Vale lembrar que muitas vezes é comum confundirmos sede com fome: por isso, não dê bobeira e beba bastante água!
Mulher bebendo uma garrafa d'água
Deixar de comer por muito tempo
Ficar muito tempo sem comer faz com que você fique com muita fome, e consequentemente, acabe comendo além do necessário. Além disso, comer após um longo período de jejum faz com que seu organismo entenda que está num "estado de emergência" e acabe estocando energia — e consequentemente, acumulando gordura. Por isso, procure se alimentar corretamente de 3 em 3 horas, mas com refeições saudáveis de poucas calorias, hein?
Dormir pouco
A gente entende que o dia a dia pode ser uma correria e que 24 horas parecem não ser suficientes pra fazer tudo. Mas priorizar pelo seu sono é fundamental! Isso porque não dormir suficiente pode fazer com que os níveis de leptina —um hormônio responsável por controlar os nossos apetites e garantir a sensação de saciedade — diminua e acabe nos fazendo ter a sensação de fome e, portanto, nos levando a comer mais do que devíamos.
Pessoa dormindo