• Entrar
  • Cadastrar
Festival Gastronômico celebra sabores do Ceará com shows musicais, exposições, feira e aula-show de Bela Gil

O evento é gratuito, aberto ao público, e acontecerá no Complexo Cultural Estação das Artes. 

Comida Litorânea no Mercado, com Gabi Nunes (Foto: Secult/CE)

 

Ama a gastronomia do nordeste? Então o Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer é a pedida certa para o próximo fim de semana. O evento é totalmente gratuito e conta com uma ampla programação, com atividades para todos os gostos, incluindo exposições, feiras gastronômicas, exibições, shows musicais, rodas de conversa e aulas-show.

Nomes locais e nacionais como Bela Gil, Mariana Aydar, Luana Flores, Ieda de Matos, Vanessa Cantora, Leonardo Giglio, Verônica e Valéria Carvalho, Nonato Lima, Batuk do Dipas, Mestre Galdino, entre outros, compõem a programação artística e gastronômica.

O festival acontece entre os dias 26 e 28 de fevereiro, no Complexo Cultural Estação das Artes. Quer saber o cronograma completo? Trouxemos tudo abaixo!

Evento vai celebrar história e sabores da gastronomia cearense

Seja de mar, com maresia, pescados e frutas; seja de serra, subindo no rumo do verde, com mata e palmeiras fazendo moldura; ou no sertão, que nos lembra da resistência, das salgas e da produção do leite. Toda terra do Ceará tem fartura, tem memória e história alimentar pra contar.

Segundo a organização, a proposta do evento é desbravar e aprofundar esses sabores e debates explorando os biomas da terra, seus costumes e seus modos de fazer cultura alimentar.

Na sexta (23), a abertura do evento terá lançamento de exposição fotográfica da pesquisa de cultura alimentar quilombola do Ceará, mostra de documentários de cultura alimentar, feira de produtos de empório e gastronômica, pratos típicos de serra, sertão e litoral nos restaurantes do Mercado AlimentaCE e entrega do Prêmio Melhores Sabores da Cidade.

Além disso, a partir das 19h30, o projeto Forró Briseira toma conta da gare com a presença de Vanessa A Cantora, Juruviara, Nonato Lima, Nayra Costa e Vitoriano.

Bela Gil é uma das chefs convidadas

Abrindo os debates sobre gastronomia, no sábado (24), a partir das 14h, haverá a roda de conversa “Cozinha, quintal e floresta: saberes ancestrais do alimento”, com Bela Gil, Valéria e Verônica Carvalho, do Terreiro das Pretas (Cariri), e Rosa Pitaguary, Coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince).

Neste dia, a partir das 15h15, serão apresentadas as aulas-show Comida das Serras, com Leonardo Giglio e Joaquim Alencar, e Comida dos Mares, com Marina Araujo e Paola Romanova. Logo depois, Bela Gil também realiza formação utilizando insumos locais. À noite, a paraibana Luana Flores apresenta o show Nordeste Futurista, inédito no Ceará. O dia se encerra com muita festa preta com a Batekoo, projeto reconhecido no cenário musical nacional que tem origem em Salvador (BA).

No domingo (25), a partir das 9h, o espetáculo infantil de palhaçaria La Cucina abre a programação. Às 9h30, a chef Ieda de Matos, ao lado de Didda Carneiro, apresentam a aula-show Comida dos Sertões. Já o Almoço segue o ritmo da folia com o projeto de chorinho Carnaval do Pixinguinha. A partir das 14h, o Batuk do Dipas comanda o som.

A cantora Mariana Aydar encerra os três dias de celebração com chave de ouro trazendo ao palco do Mercado AlimentaCE o show Veia Nordestina, com repertório composto pelas canções do álbum de mesmo nome, em conjunto aos clássicos de seu mestre e amigo Dominguinhos.

Durante os três dias, feiras de empórios, gastronomia e agroecológica com mais de vinte expositores de distintos municípios do estado que integram a celebração.

Conta ainda com exposições, exibições de documentários, curta-metragens e muito mais.

Programação completa

Dia 23 | Sexta-feira – 17h às 21h30

Local: Complexo Cultural Estação das Artes

17h às 19h– Premiação Melhores Sabores da Cidade
19h – Abertura oficial
19h30 – Cine Pra Tu Ver – exibição de documentários após conversa “Registro Audiovisual e Cultura Alimentar”

19h30 – Forró Briseira, com Vanessa A Cantora, Juruviara, Nonato Lima, Nayra Costa e Vitoriano

+Feiras gastronômica e de empórios
+ Bar do Mercado

+Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus

+ Cozinha do Mercado


Dia 24 | Sábado – 13h às 22h30

Local: Complexo Cultural Estação das Artes

13h – Abertura do Espaço
14h – Roda de Conversa “Cozinha, quintal e floresta: saberes ancestrais do alimento”, com Bela Gil, Valéria e Verônica Carvalho, e Rosa Pitaguary
15h15 – Aula-show Comida das Serras, com Leonardo Giglio e Joaquim Alencar
16h15 – Aula-show Comida dos Mares, com Marina Araujo e Paola Romanova

17h15 – Aula-show com Bela Gil
18h30 – Baile do Mercado: Luana Flores apresenta Nordeste Futurista
20h30 – Baile do Mercado: Batekoo

+ Cozinha do Mercado
+Bar do Mercado
+Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus

+Feiras gastronômica e de empórios

Dia 25 | Domingo – 9h às 18h

Local: Complexo Cultural Estação das Artes

9h – Abertura do Espaço
9h às 11h – Visita Mediada à exposição “Mistura Quilombola”
9h30 – Espetáculo Infantil La Cucina
10h30 – Aula-show Comida dos Sertões, com Ieda de Matos e Didda Carneiro
11h30 – Roda de choro Carnaval do Pixinguinha
14h – Batuk do Dipas
16h – Mariana Aydar apresenta o show Veia Nordestina

+ Bar do Mercado

+ Cozinha do Mercado
+Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus

+Feiras gastronômica, de empórios e agroecológica

Veja mais:

Por que o Ceará é o primeiro produtor de pistache do Brasil?

Comida nordestina: 31 receitas típicas de cuscuz, moqueca, caranguejo e outras delícias do Nordeste

Temas relacionados