
Plantar lavanda é mais simples do que você imagina (Créditos: Shutterstock)
A primavera é uma época conhecida pelo desabrochar das flores. E é um período muito propício para plantar novas mudas, seja em vasos ou uma horta caseira, antes do verão chegar. Se essa é sua intenção, saiba que poucas coisas são tão reconfortantes quanto entrar em casa e sentir o cheirinho mágico de lavanda no ar.
Com uma coloração arroxeada bastante distinta, a lavanda é uma planta originária da região do Mediterrâneo e seu cultivo pode ser traçado até a Roma Antiga (mais de 2.000 anos atrás!), sendo usada para lavar roupas, tomar banho e aromatizar ambientes.
Hoje, você vai encontrar óleos, sabonetes, shampoos, perfumes e colônias, dentre outros produtos, que servem um propósito parecido. Mas a verdade é que nada supera a original. Veja como plantar lavanda para decorar o ambiente de um jeito fácil e deixá-lo mais cheiroso no TudoGostoso.
Como começar a plantar lavanda em casa?
Oriunda de áreas montanhosas, o cultivo da lavanda é relativamente simples. Antes de semeá-las, porém, é preciso fazer a “quebra da dormência”, um processo que assegura a germinação e desenvolvimento uniforme das flores durante o plantio.
Para isso, coloque as sementes de lavanda sobre um papel umedecido, envolva-as em um saco plástico e deixe na geladeira por, no mínimo, três semanas. Depois, é só plantá-las no jardim, na sua horta ou em um vaso com 30 a 40 cm de profundidade.
Quais são os principais cuidados que você deve ter com a lavanda?
Apesar da lavanda não ser uma planta difícil de cultivar, ainda são necessários certos cuidados. O solo, por exemplo, é um fator muito importante no desenvolvimento de qualquer semente. Certifique-se de caprichar no substrato e fazer uma boa camada de drenagem para o escoamento de água.
Se a drenagem não estiver adequada, a terra pode ficar compacta, o que vai dificultar a eliminação do excesso de água. Eventualmente, isso pode fazer com que as raízes apodreçam e a planta morra.
Dito isso, a planta está acostumada a longos períodos de seca, então, você não precisa ser regada com muita frequência. O ideal é fazê-lo até três vezes por semana. E, quando você for regá-la, só precisa molhar o substrato. Por fim, lembre-se que essas flores precisam de iluminação indireta. Nada de colocá-las na sombra ou diretamente sob o sol!
Passo a passo para plantar lavanda em vaso
Se você ainda não está muito certo sobre como plantar lavanda para que sua casa fique mais bonita e cheirosa, confira esse passo a passo a ser executado depois da “quebra da dormência”:
- Separe um vaso, com profundidade de 30 a 40 cm e furos no fundo, para a lavanda
- Faça uma camada de drenagem com cascalhos
- Encha 1/4 do vaso com terra alcalina
- Coloque as sementes de lavanda no meio do vaso
- Preencha o resto do vaso com terra ao redor da lavanda
- Polvilhe fertilizantes na terra (opcional)
- Cubra a terra com cascalhos para protegê-la
Veja mais!
Tá sofrendo com o calor? Decore a casa com essas plantas que resfriam o ambiente
Essa é a melhor forma de plantar cebola em casa: dicas profissionais se um jeito simples para a sua horta