• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer carne-seca em casa de um jeito que você nunca imaginou
Como fazer carne-seca em casa de um jeito incrível: aprenda as técnicas para você arrasar nesse preparo delicioso e incrementar suas receitas com carne-seca.

Você já se perguntou como fazer carne-seca em casa? A gente sempre acha esse ingrediente em restaurantes, ou mercados, pronto, perfeito para ser usado em receitas e pratos. Mas você já imaginou fazer esse preparo em casa? A gente te jura que o passo a passo é mais simples do que você imagina. A receita de carne-seca leva apenas 2 ingredientes e um pouco de paciência, mas o resultado é incrível. Com ela, você consegue preparar diversas receitas com carne-seca, usando em recheios e mais pratos. Veja as dicas no TudoGostoso:

Truques e dicas para você fazer carne-seca em casa Truques e dicas para você fazer carne-seca em casa

Receita de carne-seca para fazer em casa

Ingredientes da carne-seca

1 kg de carne (o corte que você desejar)

1 kg de sal

Como fazer carne-seca

Primeiro faça um corte na sua carne se ela estiver grande, o ideal é que os pedaços fiquem em tamanhos médios. Depois, reserve um recipiente com tampa, que seja de plástico ou de vidro para armazenar essas carnes. Nesse pote, coloque as carnes e leve para a geladeira por 12 horas. Lembre-se de deixar destampado, no máximo com um pano de prato limpo por cima.

Retire da geladeira e comece a passar o sal. Não economize, o ideal é que a carne fique completamente coberta com o sal. Use uma luva nesses processos, vai te ajudar a espalhar o sal pela carne com mais facilidade e fazer menos sujeira. Depois tampe o recipiente ou cubra com plástico-filme, deixe esse recipiente em algum lugar arejado e limpo da sua cozinha - desse jeito mesmo - por 2 dias. Esse recipiente vai ficar cheio de salmora, a água que a carne vai formar devido ao sal. Você deve descartar esse líquido todo antes de seguir com a receita.

Para finalizar o processo da sua carne-seca, você deve colocar mais sal em volta da carne. Depois de salgada novamente, você vai deixar mais 2 dias ela reservada. Aqui você tem duas opções: deixar ela em cima de algum lugar limpo e arejado, com um pano de prato limpo por cima, ou amarrar um barbante e deixar ela secando pendurada, como a famosa "carne-de-sol".

Pronto, agora é só usar nas suas próximas receitas com carne-seca.

Então, você pode fazer o processo da cura e transformar a carne em carne-seca com basicamente qualquer corte. Inclusive, você também pode fazer esse processo com carne porco. Mas a gente indica alguns tipos de cortes específicos como o contrafilé, coxão duro, coxão mole e patinho.

Carne-seca, carne-de-sol ou charque?

A diferença entre eles está apenas na quantidade de sal e o tempo de cura da carne. A carne-de-sol é feita com menos sal que o resto. Já o charque possui uma maior quantidade de gordura, diferente das outras duas.

Receitas com carne-seca

Depois de preparar esse ingrediente aí na sua casa, que tal aprender pratos para prepará-lo?

Veja mais:

Aprenda receitas de abóbora com carne-seca para incrementar o almoço

Você sabe o significado e quais são as receitas de comidas tropeiras?

Temas relacionados