Se tem uma coisa que eu levo a sério é o empadão de frango. Eu tenho uma receita de família que aprendi com a minha avó e ela me ensinou todos os truques que ela aprendeu ao longo dos anos para a torta dar certo, desde a massa até o recheio. E como você sabe, eu não guardo segredo, então é claro que eu vou te contar exatamente o que fazer para o seu empadão de frango sempre ficar muito gostoso, parecendo até de padaria. Vem!
Como fazer empadão de frango perfeito: preste atenção nas dicas para não errar
O empadão de frango já é um clássico na casa de muitos brasileiros, e é comum encontrar muitas receitas diferentes pela internet. Independente da receita que você usa, existem alguns truques básicos que servem para todas elas e vão garantir que você consiga preparar um empadão maravilhoso.
Saiba escolher a farinha certa
Quando falamos em farinha de trigo, muitas pessoas ficam com dúvida se é para usar com fermento ou sem fermento. A resposta é simples: a não ser que a receita peça explicitamente pela farinha com fermento, sempre use farinha sem fermento. A farinha para fazer empadão de frango é sem fermento. Se você usar com fermento, a massa pode ficar um pouco fofa e não tão crocante.
A temperatura da manteiga faz toda a diferença
A manteiga (ou margarina culinária) é um ingrediente essencial no preparo da massa de empadão, e para garantir que a sua massa ficará crocante e zero oleosa, você precisa saber a temperatura certa da gordura.
Nada de adicionar manteiga em temperatura ambiente, viu? Use manteiga gelada! Para facilitar, corte-a em cubinhos e adicione na massa usando apenas a ponta dos dedos, para transferir a menor quantidade de calor possível. Depois que a massa estiver pronta, você pode deixá-la descansar na geladeira, embrulhada em plástico-filme, por 20 minutos, antes de usar.
A temperatura do recheio importa e muito
Você é o tipo de pessoa que tem pressa e já sai colocando o recheio quente por cima da massa gelada, né? É por isso que o seu empadão não dá certo! Você precisa esperar o recheio esfriar completamente antes de usá-lo para rechear a torta; assim, na hora de assar, eles esquentarão por igual, impedindo que o fundo do empadão fique mole e aguado.
Seguindo essas dicas, eu tenho certeza que você vai fazer o melhor empadão de frango da sua vida!
Veja mais:
Nem frango, nem camarão: esse é o melhor recheio de empadão para quem quer inovar no cardápio