• Entrar
  • Cadastrar
Adubo caseiro de liquidificador com cascas e restos de alimentos da sua cozinha: essa é a melhor receita para deixar as suas plantas mais fortes!

Chega de desperdícios, veja como reaproveitar materiais orgânicos para adubar suas plantas!

Adubo caseiro de liquidificador com cascas e restos de alimentos da sua cozinha: essa é a melhor receita para deixar as suas plantas mais fortes!

Siga esse passo a passo e tenha um excelente adubo caseiro! (Reprodução/Casa GNT no YouTube)

As plantas, assim como nós, precisam de nutrientes para crescerem e se desenvolverem. No entanto, a maioria das pessoas não percebe que pode transformar restos de alimentos em adubo caseiro, ajudando suas plantas a prosperarem e, ao mesmo tempo, reduzir o desperdício.

Lembrando que a adubação é fundamental porque as plantas muitas vezes não conseguem obter todos os nutrientes necessários direto do solo. Portanto, a adubação é uma forma de "alimentar" suas plantas, garantindo que elas tenham tudo o que precisam para se desenvolver.

Tipos de adubo

Os adubos podem ser classificados em duas categorias principais: adubos minerais e adubos orgânicos.

Adubos Minerais

Os adubos minerais são derivados de fontes minerais, como rochas e produtos químicos. Eles contêm nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), que são fundamentais para o crescimento das plantas. Esses adubos são muito usados para fornecer nutrientes de forma rápida e eficaz.

Adubos orgânicos

Os adubos orgânicos, por outro lado, vêm de fontes naturais, como esterco de animais, restos de plantas e compostos orgânicos. Eles são mais lentos para liberar nutrientes, mas promovem a saúde do solo a longo prazo, melhorando sua estrutura e fertilidade.

Como fazer adubo caseiro?

Fazer adubo caseiro é uma maneira eficaz e econômica de nutrir suas plantas. Você pode usar cascas de frutas, legumes, restos de verduras e até cascas de ovos. Vamos aprender a fazer um adubo simples utilizando esses ingredientes.

Ingredientes

  • Cascas de frutas (como banana, laranja etc.)
  • Cascas de verduras e legumes
  • Cascas de ovos
  • Borra de café
  • Água (o mínimo possível para a mistura)

Modo de fazer

Para preparar o adubo, siga os passos abaixo:

  • Reúna todos os restos de alimentos que você deseja usar
  • Coloque os ingredientes em um liquidificador, juntamente com um pouco de água, apenas o suficiente para ajudar a misturar
  • Bata até obter uma consistência homogênea, semelhante a uma papa grossa

Após bater, você já terá seu adubo pronto para aplicar diretamente nas plantas! Para isso, coloque uma pequena quantidade do adubo na base da planta e cubra com terra para evitar a formação de mosquitinhos.

Regue a planta após a aplicação para ajudar a ativar o adubo e permitir que os nutrientes se dispersem no solo.

Ao seguir essas dicas você reduz o desperdício de alimentos, transformando restos em nutrientes e, de quebra, melhora a saúde do solo, promovendo um crescimento saudável das plantas, com folhas mais vibrantes e flores mais bonitas.

Além disso, garante ainda uma maior proteção contra pragas e doenças, já que um solo saudável é menos suscetível a infecções.

Não confunda sol com calor na hora de escolher a planta que vai decorar a sua casa
A planta que só precisa ser regada uma vez por semana e é superdecorativa: dica do dia para os esquecidos

Temas relacionados