• Entrar
  • Cadastrar
Tradicional Festa da Uva em Caxias do Sul tem shows de nomes nacionais, jogos coloniais, polentaço e muito mais!

Evento conta com diversas atrações tradicionais, como o polentaço - produção de 800kg do prato típico da região.

Evento celebra imigração italiana na Serra Gaúcha com muito vinho. (Crédito: Bibiana Ribeiro Mendes)

Está rolando em Caxias do Sul uma das festas mais tradicionais da região, a Festa Nacional da Uva, que celebra os 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha. O evento começou no dia 15 de fevereiro e se estende até 3 de março, com uma série de atividades, como jogos coloniais, gastronomia típica, atrações culturais e também grandes shows.

Entre os grandes nomes confirmados no evento estão os cantores Alok, Filipe Ret, a dupla Bruno e Marrone e o grupo Raça Negra. Os ingressos estão à venda pelo site da Bilheteria Digital a parte de R$45. Quer mais detalhes? Vem que o TudoGostoso te conta tudo!

Desfiles cênicos

Quer aproveitar os desfiles cênicos? Então anote na agenda: eles ainda vão rolar nos dias 21, 25 e 28 de fevereiro e 2 de março, percorrendo a rua Sinimbu, no Centro da cidade, sempre às 20h. Os desfiles são gratuitos para a comunidade, sendo necessário pagar ingresso somente para quem optar em assisti-los nas arquibancadas. Os principais shows da Festa Nacional da Uva 2024 ocorrerão no Palco Principal (Arena).

Shows nacionais

A lista de artistas que vão se apresentar é de peso: no sábado, dia 24 de fevereiro, é a festa receberá o maior DJ da atualidade: Alok. Na mesma noite, o fenômeno do trap Filipe Ret.

Para encerrar os shows nacionais, a apresentação do sábado, dia 2 de março, unirá dois grandes nomes da música brasileira. O Raça Negra traz seu pagode com mais de 40 anos de história e sucessos, como “Ciúme de você”, “Cheia de manias” e “Cigana”, entre muitos outros. Já o sertanejo da dupla Bruno & Marrone é responsável por canções como “Dormi na praça”, “Choram as rosas”, “Boate Azul” e inúmeros sucessos em quase 40 anos de carreira.

Haverá ainda uma estrutura completa para receber inúmeros artistas durante os 18 dias de Festa. São dois palcos no Centro de Eventos e mais um palco na Praça Dante Alighieri, na área central de Caxias do Sul, que terão atrações simultâneas.

Para assistir aos espetáculos na Praça Dante, não há cobrança de ingressos. Os shows dos outros dois palcos estão inclusos no valor do ingresso pago para acessar o evento (R$ 20). Já a Arena tem preços distintos.

Pratos típicos gratuitos

Um dos principais atrativos da 34ª edição da Festa Nacional da Uva é sua relação com a gastronomia. Entre as diversas atividades que estarão disponíveis para os visitantes, está a realização do Saguzaço, do Polentaço e da Uvada da Nona, sempre aos sábados. Essas serão oportunidades para a comunidade provar alguns dos pratos mais típicos da região, degustando os resultados gastronômicos gratuitamente.

O final de semana seguinte, no dia 24 de fevereiro, contará com o Polentaço, trazendo um grande exemplar da mais típica e reconhecida refeição da região, que será realizado em parceria com a prefeitura de Rio do Oeste (SC), com uma equipe responsável por preparar cerca de 800 kg de polenta.

Para encerrar a ação, no dia 2 de março, a Uvada da Nona será a atração, com um tacho com capacidade para 200 quilos de chimia de uva disponível, preparada por Pricila Zanol, rainha da Festa da Uva 2022, e Luisa Pegoraro.

Programação infantil

Pela primeira vez na história, a Festa da Uva contará com uma área destinada exclusivamente aos pequenos. Isso porque o Téti (Festival de Arte e Cultura para a Infância) estará presente no evento, proporcionando uma programação exclusiva, divertida e gratuita a crianças de 0 a 12 anos de idade.

Apresentações, oficinas e diversas atividades artísticas esperam meninos e meninas no Pavilhão 2. O Espaço Téti será parada obrigatória para jogos, brincadeiras e contação de histórias, tudo de forma lúdica, criativa e interativa. As ações iniciam em 16 de fevereiro e seguem até 3 de março.

Entre as atrações confirmadas, está o Grupo Musical Tiquequê. Com fãs por todo o Brasil e milhares de seguidores nas redes sociais, a dupla Diana Tatit e Wen vão apresentar um espetáculo infantil que une teatro, música, dança, história e cantigas. Intitulada “Todo Dia”, a performance ocorrerá em 3 de março, às 17h.

Veja mais:

Você precisa conhecer a capital brasileira do vinho: é pra beber, comer e relaxar!

Temas relacionados