• Entrar
  • Cadastrar
Se você esquece de limpar, não deveria: esses são os locais mais acumulam sujeira na sua casa
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Você talvez nem imagina, mas essas são as partes da sua casa menos higiênicas e pouco lembradas na hora da limpeza

Se você esquece de limpar, não deveria: esses são os locais mais acumulam sujeira na sua casa

Algumas partes de sua casa são as mais sujas e menos higiênicas, mas você nem imagina (Foto: banco de imagens Canva)

A limpeza de sua casa pode estar em dia, mas ainda assim algumas partes continuam sendo o refúgio de germes e sujeira. Manter a casa limpa não significa varrer e tirar a poeira constantemente. E nem se limitar a passar um pano na pia com detergente e fazer um rápido asseio no vaso sanitário do banheiro.

Quando se trata de limpeza da cozinha e da casa em geral, é fundamental saber diferenciar o que significa limpar e desinfetar. No primeiro caso, você remove sujeira e impurezas da superfície. Já no segundo, você matar germes.

O The Washington Post recorreu a alguns especialistas em limpeza para esclarecer os pontos mais obscuros da casa e que costumam ser esquecidos.

"As pessoas estão tão ocupadas, que acabam limpando rapidamente e, muitas vezes, não se aprofundam em áreas que são negligenciadas, embaixo dos móveis, em cantos e frestas que talvez você nem pense", observa Carolyn Forté, diretora executiva do Laboratório de Cuidados Domésticos e Limpeza do Good Housekeeping Institute.

Essas são as partes menos higiênicas da sua casa

Conforme apontam especialistas, essas são as seis partes mais sujas e menos higiênicas da sua casa. Veja com qual frequência você deve higienizá-las e quais são os melhores métodos.

1- Interruptores de luz e maçanetas

Superfícies como maçanetas das portas, interruptores de luz, puxadores de geladeira não costumam ser higienizados regularmente. Ainda que nem sempre pareçam estar sujos, são áreas de alto contato, ou seja, terreno fértil para germes.

Segundo a personal organizer Caroline Solomon, de Nova York, o ideal é limpar essas superfícies uma vez por mês: "Com um pano desinfetante ou um spray feito de partes iguais de álcool isopropílico e água."

A limpeza se aplica com mais frequência se houver alguém no mesmo ambiente resfriado.

2- O filtro da lava-louças

Muitas vezes, um cheiro desagradável exala da lava-louças mesmo após o uso. Em alguns casos, os pratos saem cobertos de sujeira. Se isso está acontecendo na sua casa, significa que é o momento de limpar o filtro.

Normalmente, é uma peça de malha e plástico em forma de um cilindro que fica na parte inferior da máquina e serve para capturar restos de comida.

O recomendado é retirar o filtro uma vez por mês e esfregar dentro e fora com água morna e sabão. Em seguida, adicione uma xícara de vinagre na prateleira superior da lava-louças e execute um ciclo vazio com água quente.

Com esse método de limpeza, a sujeira será dissolvida, assim como a gordura e possíveis mofos. Por fim, limpe todo o interior da lava-louça.

3- Embaixo e atrás de eletrodomésticos de cozinha

Você consegue imaginar que as bancadas da cozinha estão entre os lugares mais sujos da sua casa? Se você não costuma limpar e desinfetar diariamente ou semanalmente, é bom se preocupar e mudar esse hábito.

"Mas as áreas atrás do fogão e da geladeira também precisam de atenção", afirma Scott Roewer, fundador da Organizing Agency.

Para limpar essas zonas escondidas, comece desconectando e puxando os eletrodomésticos todo mês. Varra e passe pano no chão por baixo deles, lembrando de esfregar as paredes ao redor.

4- Lençóis e roupas de cama

A troca das roupas de cama e higienização é necessária regularmente. As pessoas perdem células da pele constantemente, e várias delas se acumulam nos lençóis e fronhas. Além disso, o acúmulo de poeira ainda ajuda a disparar alergias.

O ideal, segundo especialistas, é lavar os lençóis em água quente pelo menos uma vez por semana. Lembre de incluir as capas de colchão na rotina de lavagem a cada mês ou seis semanas.

Para quem tem o hábito de dormir com o pet, limpar as suas patas antes de dormir também é uma das recomendações.

5- A pia da cozinha

A pia da cozinha precisa ser limpa e desinfetada com frequência. É uma área propícia a proliferação de fungos e bactérias pois além de você manusear alimentos variados, ainda há a produção de lixo orgânico.

Para eliminar bactérias e germes, uma dica simples e prática é tampar a pia, enchê-la com água quente e duas colheres de sopa de água sanitária. Basta manter por 10 minutos e deixar a água escoar pelo ralo em seguida.

6- O chão do banheiro

Você costuma dar uma boa limpeza no chão do banheiro com regularidade? Certamente, o vaso sanitário ganha mais atenção e é limpo com frequência, como deve ser.

No entanto, o chão ao redor também exige limpeza completa regularmente. Desinfetar é necessário.

Veja mais!

Se a sua mãe não te ensinou, eu te ensino: como limpar o ventilador de teto sem espalhar poeira pela casa

Se você tem cascas de limão em casa, você tem um tesouro para limpar a cozinha e a casa: aqui está o passo a passo para fazer um desinfetante caseiro poderoso

Temas relacionados