• Entrar
  • Cadastrar
Queridinho na Espanha, esse drink com vinho vai trazer novo fôlego para o seu verão

Um drinque tipicamente espanhol pode te conquistar no calor do Brasil: conheça o tinto de verano!

Tinto de verano vai se tornar sua nova bebida de verão favorita. Descubra! (Foto: Freepik/ @marymarkevich)

As altas temperaturas começaram a chegar antes mesmo do verão: a nova estação começa em 21 de dezembro, mas como os termômetros já dispararam, nada melhor do que aprender a se refrescar agora. Uma opção deliciosa para quem ama drinks vem diretamente da Espanha e pode ser a pedida perfeita para o verão brasileiro: o tinto de verano!

Muito popular entre os espanhóis durante os dias quentes e fácil de ser preparada, essa bebida leva vinho tinto seco, suco de limão ou laranja, refrigerante de limão (encontre a receita completa abaixo!).

Bebida foi criada em Sevilha após visita de britânicos

Essa bebida tem suas origens na década de 1960, em Andaluzia, uma das regiões espanholas mais conhecidas pelo clima quente e cultura do vinho. De acordo com a tradição espanhola, o tinto de verano foi inventado na Feria de Abril, em Sevilha, por um grupo de visitantes britânicos da cidade.

Os turistas misturaram vinho tinto local com água gaseificada e algumas rodelas de limão, criando uma versão mais fresca e fácil de beber durante o tempo quente. A mistura resultante ficou mais leve e menos alcoólica da tradicional sangria espanhola, que normalmente contém fruta e licores mais fortes.

Os anos se passaram e a bebida ganhou o nome "tinto de verano" justamente por conta da estação do ano em que é mais comumente consumida: o verão. Ao longo dos anos, a popularidade do tinto de verano cresceu e tornou-se uma bebida comum em bares, restaurantes e casas espanholas, bem como em outros locais do mundo.

Qual vinho usar no tinto de verano?

Dentre os vários tipos de vinho existentes, o mais indicado para a preparação deste vinho é o seco, uma vez que a bebida já leva o açúcar do refrigerante. Outra dica importante na escolha do vinho para seu tinto de verano é optar por um vinho jovem e frutado, capaz de ressaltar os sabores do limão e da laranja.

Ingredientes:

1 garrafa de vinho tinto seco (750 ml)

suco de 1 limão

suco de 1 laranja

1 lata de refrigerante de limão ou limonada (360 ml)

Gelo a gosto

Fatias de limão a gosto para decorar

Modo de preparo

1 - Coloque o vinho tinto em uma jarra grande

2 - Adicione o suco de limão, o suco de laranja e o refrigerante de limão à jarra

3 - Coloque algumas fatias de limão para intensificar o sabor cítrico dessa bebida.

4 - Adicione gelo à mistura

5 - Mexa suavemente para misturar os ingredientes.

Veja mais:

- Você sabia? Famosa com o RBD, Maitê Perroni decidiu lançar linha de vinhos;

- Conheça a capital brasileira do vinho: o que fazer em Bento Gonçalves?