
A areca-bambu é uma espécie muito procurada para o cultivo em vasos (Foto: Shutterstock)
Tirar as plantas do jardim e colocá-las para dentro de casa pode ser mais simples do que você imagina. O cultivo de plantas decorativas nas áreas internas proporcionam elegância ao espaço e um clima acolhedor.
Se você tem um vaso grande em sua casa e está na dúvida de qual planta colocar nele, existem diversas opções de folhagens, palmeiras e frutíferos ideais para vaso.
Os especialistas só alertam com relação à dimensão e à profundidade, pois é importante que os vasos escolhidos para as plantas sejam adequadas às suas raízes.
Conheça 6 opções de plantas grandes ideais para decorar a sua casa
A paisagista Renata Guastelli afirma que os vasos grandes são ideais para espaços maiores. "Tanto externos, como áreas com jardins e piscina, quanto internos, com pé direito alto", destaca à revista Casa e Jardim. Veja algumas dicas para a decoração da sua casa.
1. Areca-bambu
Também conhecida como palmeira-de-jardim, essa planta é ideal para vasos. Normalmente, o tamanho do vaso que impõe o crescimento da areca-bambu. Ela pode atingir até 6 metros quando cultivada diretamente no solo. Gosta de sombra e umidade.
2. Árvore-da-felicidade
Essa planta requer mais atenção. O ideal é cultivá-la em um vaso com pelo menos 40 centímetros de diâmetro para mudas. A árvore-da-felicidade exige solo fértil e manutenção com matéria orgânica e boa drenagem.
3. Camedórea-elegante
Essa palmeira de médio porte pode variar de altura: é capaz de crescer de 60 centímetros a 1,40m de altura. Se destaca pelo fácil cultivo e é indicada para ambientes internos porque gosta de meia-sombra. Mantenha o substrato úmido, não deixe seco entre uma rega e outra.
4. Ciclanto
Essa espécie de folhas grandes e largas, finas e bipartidas. O ciclanto pode alcançar até 1,80m de altura se for cultivado em canteiros. Também se desenvolve bem em vasos.
5. Costela-de-Adão
Essa planta ornamental, conhecida por suas grandes folhas com aberturas, é uma ótima opção para vasos. Costuma crescer sob abrigo das copas das árvores, na mata fechada. A costela-de-adão prefere luz natural.
6. Ficus Elastica:
Uma curiosidade sobre essa planta arbórea, também conhecida como árvore-da-borracha ou falsa-seringueira, é que ela porque produz um tipo de látex.
Veja mais!
8 plantas que adoram sombra e muito fáceis de cuidar para ter em casa
Decoração com plantas para iniciantes: essas são as melhores espécies para ter dentro de casa ou apartamento